Tailândia comemora posse de seu novo rei em cerimônia religiosa

Arquivado em: Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sábado, 4 de maio de 2019 as 16:36, por: CdB

O rei estava sentado em um trono de ouro sob um guarda-chuva de nove camadas para receber a regalia real, incluindo uma coroa com ponta de diamante esmaltada em ouro.

 

Por Redação, com agências internacionais – de Bangkok

 

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, concluiu neste sábado rituais budistas e brâmanes para transformar-se simbolicamente em um deus vivo, com a nação do sudeste asiático coroando seu primeiro monarca em quase sete décadas.

A coroação do rei Vajiralongkorn, de 66 anos, ocorreu dentro do salão do Grande Palácio em Bangkok após um período de luto oficial pelo seu reverenciado pai, o rei Bhumibol Adulyadej, que morreu em outubro de 2016 e reinou por 70 anos.

A coroação do rei Vajiralongkorn, de 66 anos, ocorreu dentro do salão do Grande Palácio em Bangkok.
A coroação do rei Vajiralongkorn, de 66 anos, ocorreu dentro do salão do Grande Palácio em Bangkok.

O rei estava sentado em um trono de ouro sob um guarda-chuva de nove camadas para receber a regalia real, incluindo uma coroa com ponta de diamante esmaltada em ouro, durante cerimônias que misturavam pompa com ritos religiosos solenes.

Vida longa

O monarca foi acompanhado pela nova rainha Suthida depois de um anúncio surpresa, três dias antes da coroação, de que havia se casado pela quarta vez.

Sua coroação ocorre em meio à incerteza de uma batalha eleitoral não resolvida entre o atual chefe da junta militar e uma “frente democrática” que tenta tirar o exército da política.

“Eu devo continuar, preservar e edificar o legado real e reinar com justiça para o benefício e a felicidade do povo para sempre”, disse o rei em seu primeiro comando real.

Tradicionalmente proferido depois que um rei é coroado, o primeiro comando do rei serve para capturar a essência de seu reinado. O comando do rei era semelhante ao de seu pai.

No final da tarde, o rei foi carregado em um palanquim real em uma procissão do Grande Palácio para o Templo do Buda de Esmeralda, onde tailandeses aguardavam sua chegada entoando “Vida longa ao rei”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *