Talebã pode tomar capital afegã em 90 dias, diz EUA

Arquivado em: América do Norte, Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 11 de agosto de 2021 as 12:07, por: CdB

Todas as entradas de Cabul, que ficam em um vale cercado por montanhas, estão lotadas de civis fugindo da violência em outros lugares, disse uma fonte de segurança ocidental na cidade à Reuters, tornando difícil dizer se combatentes do Talebã também estão entrando.

Por Redação, com Reuters – de Washington/Cabul

Combatentes do Talebã podem isolar a capital do Afeganistão em 30 dias e possivelmente assumi-la em 90 dias, disse uma autoridade de defesa dos Estados Unidos à agência inglesa de notícias Reuters nesta quarta-feira, citando a inteligência norte-americana, enquanto militantes assumiam o controle da oitava capital provincial do Afeganistão.

Visão geral da zona verde em Cabul, Afeganistão

A autoridade, falando sob condição de anonimato, disse que a nova avaliação de quanto tempo Cabul poderá resistir é resultado dos rápidos ganhos que o Talebã vem obtendo em todo o país com a partida das forças estrangeiras lideradas pelos EUA.

“Mas esta não é uma conclusão precipitada”, acrescentou, dizendo que as forças de segurança afegãs podem reverter o ímpeto oferecendo mais resistência.

Os islâmicos agora controlam 65% do território afegão e estão ameaçando tomar ou já tomaram 11 capitais provinciais, disse uma autoridade graduada da União Europeia na terça-feira.

Cabul

Todas as entradas de Cabul, que ficam em um vale cercado por montanhas, estão lotadas de civis fugindo da violência em outros lugares, disse uma fonte de segurança ocidental na cidade à Reuters, tornando difícil dizer se combatentes do Talebã também estão entrando.

– O medo é de que homens-bomba entrem nos bairros diplomáticos para assustar, atacar e garantir que todos saiam na primeira oportunidade – disse.

A captura de Faizabad, capital de Badakhshan, uma província do nordeste, é o contratempo mais recente do governo afegão, que tem lutado para conter o ímpeto dos ataques do Talebã.

A tomada ocorreu enquanto o presidente Ashraf Ghani voava a Mazar-i-Sharif para convocar antigos comandantes militares a defenderem a maior cidade do norte vendo a aproximação das forças do Talebã.

Jawad Mujadidi, membro do conselho provincial de Badakhshan, disse que o Talebã sitiou Faizabad antes de lançar uma ofensiva na terça-feira.

– Infelizmente, depois de horas de combates intensos, a ANDSF recuou – disse Mujadidi à Reuters, referindo-se às forças nacionais de segurança. “Com a queda de Faizabad, todo o nordeste fica sob o controle do Talebã.”

Badakhshan faz fronteira com Tajiquistão, Paquistão e China.

O Talebã está lutando para derrotar o governo apoiado pelos EUA e reinstaurar a lei islâmica rígida, e a velocidade de seu avanço choca tanto o governo, como seus aliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code