A vida de uma das maiores artistas brasileiras ganhou nas letras o olhar cândido que só aqueles com as chaves de uma história familiar tem. Neste caso, é a biografia da artista plástica Tarsila do Amaral, escrita, pesquisada e ilustrada graças a cinco anos de dedicação de sua sobrinha-neta, que carrega o mesmo nome da tia-avó.
A obra, batizada de “Tarsila por Tarsila” (Celibris, 192 páginas, 65 reais), foi lançada nesta segunda-feira na Bienal do Livro de São Paulo e saiu com prefácio da escritora e roteirista Maria Adelaide do Amaral.
A autora da badalada minissérie global “Um Só Coração” diz ter recorrido muitas vezes a “Tarsilinha”, como é conhecida, quando precisava de informações sobre a vida de Tarsila para escrever. Recolheu com ela informações sobre a artista e o movimento modernista, suas origens e seu relacionamento com o escritor Oswald de Andrade.
“Guia segura, Tarsilinha me conduziu pelas veredas pessoais e familiares da famosa tia-avó”, diz Maria Adelaide. “Ninguém mais indicada para fazê-lo, já que havia ainda muito para ser escrito sobre Tarsila, sobretudo o que dizia à respeito de sua vida familiar.”
“Tarsilinha” mergulhou então em entrevistas, cursos de História da Arte, arquivos de jornais e revistas, além das cartas enviadas pela artista para montar a biografia.
Ricamente ilustrado com criações de Tarsila, o livro traz desenhos desde inéditos de um estudo de “A Negra” (1923) até a reprodução de sua obra mais famosa, “Abaporu” (1928), considerada o ícone-mor do movimento modernista de 1922.
“Sempre tive muito orgulho do meu nome. Desde pequena eu sabia que era em homenagem à minha tia-avó. Não achava estranhos aqueles quadros antropofágicos, pelo contrário, meus olhos brilhavam ao contemplá-los, e até hoje me lembro onde eles ficavam expostos no apartamento dela”, diz a sobrinha na apresentação do livro.
Tarsila do Amaral ganha biografia escrita por sobrinha
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 19 de abril de 2004 as 20:58, por: CdB