Tempestades de areia abalam países do golfo Pérsico, China e Mongólia

Arquivado em: Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 15 de março de 2021 as 10:45, por: CdB

 

No final de semana, uma intensa tempestade de areia cobriu vários países do golfo Pérsico, incluindo Arábia Saudita e Qatar. Além do mais, China e Mongólia sentiram na pele a força da natureza.

Por Redação, com Sputnik – de Pequim

No final de semana, uma intensa tempestade de areia cobriu vários países do golfo Pérsico, incluindo Arábia Saudita e Qatar. Além do mais, China e Mongólia sentiram na pele a força da natureza.

Massivas tempestades de areia abalam países do golfo Pérsico, China e Mongólia

As condições climáticas começaram a se deteriorar na noite da última sexta-feira com ventos fortes lançando nuvens de poeira e areia cobrindo vastos territórios e reduzindo a visibilidade a poucos metros.

Devido às condições adversas, as atividades da aviação tanto civil como militar foram limitadas na região. No entanto, no domingo a situação começou a melhorar.

Vários vídeos da força da mãe natureza surgiram nas redes sociais.

Maior tempestade de areia em uma década

Na China, por sua vez, teve lugar um fenômeno atmosférico idêntico com ventos fortes transportando uma poeira marrom densa do deserto de Gobi que foi classificada por meteorologistas como maior tempestade de areia em uma década.

Os céus de Pequim mudaram completamente de cor quando a capital chinesa foi atingida por uma tempestade de areia nesta segunda-feira. Especialistas da Administração Meteorológica da China decretaram um alerta amarelo.

Esta é a torre de canto da Cidade Proibida nesta segunda-feira em Pequim. Devo dizer que a sensação é de “diferentemente bonito” de quando o céu está limpo.

Alguns internautas compararam as imagens com filmes de ficção científica a até fizeram memes usando imagens da cidade atingida pela tempestade de areia.

Tempestade de areia atinge Pequim, a qualidade do ar é “prejudicial”.

Mongólia à mercê da tempestade

Além da China e de algumas partes do Oriente Médio, Mongólia também sentiu a força da tempestade de areia no fim de semana, tendo perdido pelo menos seis vidas, inclusive de uma criança, e contando com mais de 80 pessoas desaparecidas, informou mídia nesta segunda-feira, citando autoridades.

De acordo com a emissora de notícias CGTN, o departamento de emergências da Mongólia recebeu informações de um total de 548 pessoas desaparecidas durante o fim de semana, das quais 467 foram encontradas.

As operações de busca e resgate permanecem em andamento para salvar as 81 pessoas desaparecidas.

Seis mortos e 81 desaparecidos após tempestade intensa de poeira atingir Mongólia no sábado, segundo autoridades de emergência locais.