Tensão entre Estados Unidos e Irã permanece alta após lançamento de foguete

Arquivado em:
Publicado Segunda, 20 de Maio de 2019 às 07:48, por: CdB

O Exército do Iraque informou que um foguete atingiu a Zona Verde da capital, que é o local onde está situado o edifício da embaixada americana e prédios governamentais.

Por Redação, com ABr - de Washington Nenhum grupo assumiu até agora a autoria do lançamento de um foguete em área fortemente reforçada contra ataques em Bagdá, no domingo, em meio à forte tensão entre os Estados Unidos (EUA) e o Irã.
eua-5.jpg
Nenhum grupo assumiu até agora a autoria do lançamento de um foguete
O Exército do Iraque informou que um foguete atingiu a Zona Verde da capital, que é o local onde está situado o edifício da embaixada norte-americana e prédios governamentais. Autoridades confirmaram que não houve vítimas, nem danos. Ainda não se sabe quem disparou o foguete, mas as autoridades de segurança do Iraque dizem que encontraram um lançador em um distrito na parte leste do Rio Tigre, em frente à Zona Verde. Este mês, o governo dos Estados Unidos emitiu ordem de evacuação para alguns de seus funcionários lotados no Iraque, com base em possíveis ataques por parte do Irã às forças norte-americanas e às suas outras missões no país. Washington também enviou uma força-tarefa de bombardeiros e um grupamento de ataque com porta-aviões para o Oriente Médio. O jornal Washington Post citou autoridades iraquianas e diplomatas europeus, dizendo que até mesmo pequenas provocações, como o lançamento de foguetes, poderia gerar forte reação dos Estados Unidos, levando a região a uma onda de mais violência e instabilidade.

Ônibus de turismo explode

Uma explosão no domingo em um ônibus de turismo feriu pelo menos 12 pessoas perto de um novo museu que está sendo construído nos arredores das pirâmides de Gizé, no Egito, disseram duas fontes de segurança. A maioria dos feridos era de turistas estrangeiros, disseram as fontes. Uma fonte de segurança disse que entre os feridos estão cidadãos sul-africanos.

Escombros

Não houve relatos de mortes. Uma testemunha, Mohamed el-Mandouh, disse à agência inglesa de notícias Reuters que ouviu uma “explosão muito forte” enquanto estava no trânsito perto do local da explosão. Imagens postadas nas mídias sociais mostravam um ônibus com algumas de suas janelas estilhaçadas ou quebradas e escombros na estrada perto de um muro baixo com um buraco. Em dezembro, três turistas vietnamitas e um guia egípcio foram mortos e pelo menos outros dez ficaram feridos quando uma bomba atingiu o ônibus de turismo a menos de 4 quilômetros das pirâmides de Gizé.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo