Tensão com Israel: Canadá pede que seus cidadãos deixem o Líbano

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 25 de junho de 2024 as 14:13, por: CdB

O governo do Canadá não ofereceu evacuar seus nacionais. Em vez disso, emitiu um alerta para evitar viagens ao Líbano. As tensões no Oriente Médio têm aumentado nos últimos dias com trocas de tiros entre Israel e o Hezbollah.

Por Redação, com CartaCapital – de Beirute

O Canadá fez um apelo para que seus cidadãos deixem o Líbano “enquanto ainda podem” e há voos comerciais disponíveis, devido ao risco de uma escalada de violência na região entre Israel e o movimento libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã.


Ataque israelense contra a vila libanesa de Khiam, em 21 de junho de 2024

– A situação de segurança no Líbano está se tornando cada vez mais volátil e imprevisível devido a uma escalada de violência entre o Hezbollah e Israel, e pode se deteriorar ainda mais sem aviso prévio – disse a ministra das Relações Exteriores, Melanie Joly.

– Se o conflito se intensificar – considerou, será mais difícil deixar o país, e o Canadá teria mais dificuldade para dar atenção consular aos canadenses que vivem no Líbano.

O governo do Canadá não ofereceu evacuar seus nacionais. Em vez disso, emitiu um alerta para evitar viagens ao Líbano.

As tensões no Oriente Médio têm aumentado nos últimos dias com trocas de tiros entre Israel e o Hezbollah.

Biden se diz ‘consternado’ por tentativa de homicídio de criança palestino-americana

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na segunda-feira estar “profundamente consternado” por uma tentativa de homicídio por afogamento de uma menina palestino-americana em maio, no Texas.

Segundo meios de comunicação locais e o Conselho de Relações Americano-Islâmicas, uma mulher de 42 anos foi detida em 19 de maio após um incidente em uma piscina de um complexo de apartamentos em um subúrbio situado entre Dallas e Fort Worth.

A detida perguntou a uma mulher usando véu islâmico se ela era a mãe de uma menina de 3 anos e de um menino de 6 que estavam na piscina. Depois, proferiu insultos racistas e tentou levar as crianças para a parte funda da piscina com a aparente intenção de afogá-las, segundo as mesmas fontes.

O menino conseguiu escapar, mas a menina teve de ser resgatada por um homem, afirmam os meios de comunicação locais.

Em sua conta na rede social X, Biden disse estar “profundamente consternado” por essa aparente tentativa de homicídio.

– Nenhuma criança deveria ser submetida a um ataque violento e meu coração está com a família.

A guerra em Gaza entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas provocou tensões nos Estados Unidos, especialmente nos campi universitários, e resultou em um aumento dos atos antissemitas e islamofóbicos.

Em novembro, um homem atirou e feriu três estudantes de origem palestina em Vermont e, no início de outubro, uma criança muçulmana de seis anos foi assassinada a facadas perto de Chicago por um septuagenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *