Um terremoto de 6,7 graus na escala Richter sacudiu, na noite de sábado, as costas da província indonésia de Aceh, na ilha de Sumatra, a região mais afetada em dezembro pelas tsunamis que deixaram pelo menos 235.000 mortos e desaparecidos.
O tremor aconteceu às 20h de sábado (10h de Brasília) e seu epicentro, segundo dados do U.S. Geological Survey, foi perto da ilha de Simeulue, a cerca de 1.590 quilômetros a noroeste da capital, Jacarta, e a 30 quilômetros de profundidade.
Os meios de comunicação locais indicaram hoje que o tremor não provocou danos, embora tenha sido o de maior magnitude registrado em Aceh desde o sismo de nove graus de dezembro.
O terremoto foi sentido na região setentrional de Sumatra e provocou pânico entre a população.
Segundo a agência local, Antara, os habitantes da ilha de Simeulue permaneceram em alerta até a madrugada ante o temor de que se produzissem ondas gigantes.
A Indonésia registra cerca de 7.000 tremores ao ano, a maioria de baixa magnitude, devido ao fato de que se encontra no chamado cinturão de fogo do Pacífico, uma linha de vulcões que marcam as falhas geológicas da Ásia e do Pacífico.
terremoto sacoder costas de Banda Aceh
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 27 de fevereiro de 2005 as 08:35, por: CdB