O testamento de João Paulo II é principalmente um documento espiritual e faz apenas uma rápida referência às suas poucas posses materiais, disse na quarta-feira uma fonte do Vaticano.
O testamento foi lido na quarta-feira para cardeais que estão ajudando a lidar com os assuntos da Igreja Católica Romana às vésperas de um conclave que vai começar no dia 18 de abril para escolher um novo papa.
O Vaticano disse que o documento, de cerca de 15 páginas escrito em polonês, será tornado público na quinta-feira.
A fonte, um prelado de alto escalão, disse que o papa escreveu o testamento “por partes” durante os anos, e a maioria dos capítulos parecem ter sido escritos durante ou depois dos retiros espirituais de Quaresma que o papa fazia no Vaticano todo ano.
O último retiro foi em fevereiro deste ano, entre os dois períodos que o papa ficou no hospital.
De acordo com a fonte, o testamento faz “uma breve referência” ao que ela chamou de “bem poucas posses terrestres” do papa.
A maior parte foi deixada para seus assessores mais próximos, disse a fonte, chamando-os de “sua família”.
– Ele não tinha muito. Estamos realmente falando de pequenos itens – disse a fonte.
João Paulo perdeu todos seus parentes próximos quando era jovem, incluindo seus pais e um irmão mais velho.
Acredita-se que o testamento será sua orientação e pensamentos sobre a missão espiritual da Igreja.
O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, disse na quarta-feira que o papa começou a escrever o testamento em 1979, apenas um ano depois de ser eleito.
O porta-voz também explicou que antes de o papa morrer ele “não comunicou” a identidade de um cardeal que nomeou em 2003 em segredo.
Os papas muitas vezes mantinham os nomes de cardeais nomeados em segredo porque revelar sua identidade poderia colocá-lo em perigo físico.
Acredita-se que vários cardeais do ex-bloco soviético foram nomeados secretamento antes da queda do Muro de Berlim em 1989.
Especula-se que o último cardeal secreto nomeado pelo papa é ou possa ser alguém da China ou outro lugar onde a Igreja Católica existe em meio a dificuldades ou perseguição.
Testamento do papa é principalmente documento espiritual
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 6 de abril de 2005 as 17:58, por: CdB