Tiroteio no Morro dos Macacos deixa uma pessoa ferida

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 20 de agosto de 2004 as 16:59, por: CdB

Uma pessoa foi ferida na troca de tiros entre policiais e traficantes que aconteceu na manhã desta sexta-feira no Morro dos Macacos, em Vila Isabel. O ferido está internado no Hospital do Andaraí.

Quando chegou ao morro, a polícia foi recebida a tiros. Comerciantes da região fecharam as portas. Pelo segundo dia consecutivo, a troca de tiros entre policiais e traficantes chegou a fechar o Túnel Noel Rosa, mas a polícia conseguiu liberar uma pista.

No final da noite desta quinta-feira, uma operação da PM para tentar acabar com uma tentativa de invasão de traficantes da Mangueira, que começou sábado, deixou três feridos por balas perdidas. Douglas Silva de Moura, de 11 anos, foi baleado de raspão no rosto, na Rua Armando Albuquerque, um dos acessos à favela

Na mesma rua, Rafael de Oliveira, de 17 anos, levou um tiro de fuzil no braço. Verônica Xavier de Freitas, de 25 anos, foi atingida no braço, em seu apartamento, na Rua Petrocochino, outro acesso ao morro. A polícia chegou a fechar o Túnel Noel Rosa das 10h30m às 15h.

O comandante do 6º BPM (Tijuca), tenente-coronel Weber Collyer, diz que a incursão, com 70 homens, do 6º BPM, do 4º BPM (São Cristóvão), do Grupamento Especial Tático-Móvel (Getam) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), foi de rotina.

O comandante nega ter havido uma tentativa de invasão no Macacos por traficantes da Mangueira. Entretanto, os moradores garantem que a guerra começou sábado, depois de um ataque frustrado à Mangueira:

– Essa informação só chegou a mim como boato.

Moradores, porém, dizem que os tiroteios são constantes desde segunda-feira.

– Na madrugada de terça, nem consegui dormir. Ontem também foi o dia inteiro – disse uma moradora, que não se identificou.

Na tarde de quarta-feira, Paulo Sérgio Moreira, de 54 anos, foi morto numa troca de tiros entre traficantes. Segundo o delegado-titular da 20ª DP (Vila Isabel), Gilson Dantas, ele era gerente do tráfico na favela Pantanal, que faz parte do Morro dos Macacos. Seu corpo foi encontrado próximo a um condomínio, na Rua Engenheiro Gama Lobo.

No confronto desta quinta-feira, foram jogadas duas granadas contra o veículo blindado do Bope, o Caveirão. Uma delas explodiu, furando um pneu e destruindo o tanque de gasolina. Foram apreendidos um fuzil, uma granada e munição.