O presidente do Peru, Alejandro Toledo, passou a secretaria temporária da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura da 1ª Reunião de Chefes de Estado da comunidade, no Palácio do Itamaraty. A idéia, segundo Toledo, é que o presidente Lula dê continuidade às ações prioritárias da agenda estabelecida nos 10 meses da presidência do Peru.
– Estamos aqui para construir uma região sul-americana sem fronteiras, com alma, coração e vida, mas também com obras concretas. Temos a certeza de que a sua gestão vai avançar, implementando a agenda que construímos – disse Toledo ao presidente Lula.
Entre os pontos da agenda prioritária destacados por Toledo, que fazem parte da Declaração de Brasília, estão o diálogo político, a integração física dos países por meio das estradas, o meio ambiente, a integração energética, a construção de mecanismos de financiamento inovadores, a promoção da coesão social e as telecomunicações.
Toledo destacou a necessidade de integração aérea dos países, evitando, por exemplo, que uma viagem de Cusco, no Peru, ao Acre demore 28 horas, quando se poderia realizar o trajeto em uma hora e meia.
O presidente peruano também defendeu a integração da comunidade sul-americana com o Mercosul, para a formação de uma zona de livre comércio.
– Para isso, (os países) deverão desenvolver a promoção do comércio, a convergência das das normas existentes em matéria comercial e a ampliação por meio de acordos de cooperação econômica – afirmou.