Em nota, a Enel disse que o ocorrido é “inadmissível” e que, por isso, os trabalhadores foram afastados da empresa. “A distribuidora adotará ainda todas as demais medidas cabíveis, como aplicar as penalidades previstas no contrato com a empresa prestadora de serviços”, disse.
Por Redação, com Poder360 – de São Paulo
Funcionários terceirizados da fornecedora de energia Enel tentaram derrubar o portão de uma casa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na quarta-feira. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento de discussão com um grupo de cerca de 10 trabalhadores em frente à residência.
“Tá gravando aí, vai sobrar para você”, diz um dos instaladores elétricos. “Quem tiver filmando vai ficar sem luz”, afirma outro homem.
Em outra gravação, os funcionários estão bem próximos à casa e 2 deles tentam derrubar o portão. É possível ouvir alguém falando: “Calma aí, cara”.
Em nota, a Enel disse que o ocorrido é “inadmissível” e que, por isso, os trabalhadores foram afastados da empresa. “A distribuidora adotará ainda todas as demais medidas cabíveis, como aplicar as penalidades previstas no contrato com a empresa prestadora de serviços”, disse.
A empresa responsável por terceirizar os trabalhadores é a 3C Services. O Poder360 contatou a marca pelos canais de e-mail disponíveis no site da companhia às 11h43 da data de publicação desta reportagem, mas não obteve um posicionamento sobre o caso. O espaço segue em aberto.
Leia abaixo a íntegra do que disse a Enel:
“A Enel Distribuição São Paulo considera e repudia qualquer ato de violência. Assim que tomou conhecimento do caso ocorrido em São Bernardo do Campo, solicitou o imediato afastamento dos funcionários da empresa contratada 3C Services. A distribuidora adotará ainda todas as demais medidas cabíveis, como aplicar as penalidades previstas no contrato com a empresa prestadora de serviços. A Enel reforça que adota rigorosos padrões éticos em todas as suas operações e no relacionamento com seus clientes e fornecedores.”
Justiça manda Enel responder clientes no WhatsApp em até um minuto
A Justiça de São Paulo determinou que a Enel, companhia de distribuição de energia elétrica do Estado, responda os clientes nos canais oficiais de comunicação, como o WhatsApp, em até um minuto. A decisão foi proferida em razão de um pedido do MP-SP (Ministério Público de São Paulo).
Na decisão, o juiz Fábio de Souza determinou que a empresa atenda em até 30 minutos os consumidores presencialmente.
O despacho ainda fixou uma multa de R$ 500 por reclamação sobre o atendimento on-line protocolada no Procon contra a Enel.
Em 3 de novembro, uma tempestade causou o desligamento de energia de cerca de 2 milhões de clientes da Enel, dos mais 4 milhões que ficaram sem luz em todo o Estado de São Paulo. A companhia é responsável pelo abastecimento de energia elétrica de 24 municípios paulistas.
– É possível dizer-se, até, que foi a partir de 03 de novembro de 2023 que veio à tona situação que olhares mais atentos já seriam capazes de desconfiar como de prenúncio de uma inevitável tragédia anunciada, não só pela crescente quantidade de queixas registradas em canais de proteção aos direitos do consumidor (Procon e site Reclame Aqui), mas também pela percepção de caos e desorganização estrutural denunciada – disse o juiz.