Trens retirados de circulação voltam a operar no Rio

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 20 de novembro de 2019 as 10:52, por: CdB

Os 40 trens, que representam 20% da frota de 200 composições da malha, foram retirados de circulação na segunda-feira pela Supervia.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

Dezessete dos 40 trens retirados de circulação da malha ferroviária da região metropolitana do Rio de Janeiro voltarão a operar até o próximo domingo. A informação foi divulgada na noite de terça-feira pela Secretaria Estadual de Transportes.

Trens retirados de circulação no Rio voltam a operar gradativamente
Trens retirados de circulação no Rio voltam a operar gradativamente

Os 40 trens, que representam 20% da frota de 200 composições da malha, foram retirados de circulação na segunda-feira pela Supervia, a empresa que administra a rede ferroviária. A medida foi tomada sob orientação da empresa fabricante chinesa CRRC, devido a problemas nas caixas de tração dos trens.

Transtornos aos passageiros

A retirada dos trens causou transtornos aos passageiros, já que vários ramais tiveram aumento do intervalo na circulação das composições. Em um deles, Deodoro, os veículos passaram a circular com metade dos vagões.

Os trens estão passando por um processo de manutenção nas caixas de tração e estarão disponíveis nos próximos dias. Até o fim de novembro, é esperado o retorno de mais seis trens. A meta é ter todos os 40 trens de volta até 17 de janeiro.

O governo do Rio determinou que, depois do conserto emergencial dos 40 trens, sejam substituídas as caixas de engrenagens dos 70 veículos comprados da empresa chinesa na licitação feita em 2011.