Ao menos três guerrilheiros morreram e outros 21 foram detidos nesta terça-feira durante uma operação militar contra as Farc, que teriam minado a Prefeitura e outros dois edifícios da localidade sudoeste colombiana de Calamar.
A operação foi lançada à noite e contou com centenas de efetivos do Exército e da Polícia, com o apoio da Procuradoria Geral, informaram porta-vozes militares. Explicaram que a batida começou com a infiltração de forças especiais no centro urbano de Calamar (Guaviare, sul), o que desatou “fortes combates” nas ruas da localidade.
As tropas e os funcionários judiciais começaram uma série de buscas e revistas em casas e pessoas, e acharam os corpos de três rebeldes, prendendo outros 21 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), destacaram.
Três edifícios haviam sido minados com explosivos, detalhou a fonte, explicando que um deles era a Prefeitura local, que permanecia fechada por ameaça dos rebeldes.
O coronel Arnulfo Martínez, comandante da brigada móvel do Exército que liderou a operação, disse que uma segunda bomba foi encontrada na prisão municipal, mas não identificou a terceira edificação minada.
O Exército explicou que vários especialistas antibombas e a Polícia trabalham na desativação dos explosivos. As tropas recolheram dezenas de armas de fogo, explosivos, projéteis de guerra e morteiros, entre outros materiais, revelou.
Três guerrilheiros das Farc mortos e 21 detidos em Calamar
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 12 de agosto de 2003 as 15:55, por: CdB