Tróia estréia nos EUA com bilheteria abaixo do previsto

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 17 de maio de 2004 as 13:57, por: CdB

A rentável temporada do verão nos cinemas dos Estados Unidos começou um pouco trôpega, quando os dois primeiros filmes de grande orçamento da estação, “Van Helsing — O Caçador de Monstros” e “Tróia”, não conseguiram estimular as vendas.

De acordo com estimativas divulgadas no domingo, “Tróia” estreou no primeiro lugar, conforme o previsto, com 45,6 milhões de dólares em ingressos vendidos entre sexta e domingo.

Mas o épico de 200 milhões de dólares baseado na “Ilíada” e estrelado por Brad Pitt não alcançou os 50 milhões de dólares vistos informalmente em Hollywood como mínimo para a estréia de um filme de verão.

O campeão de bilheteria da semana passada, “Van Helsing”, caiu para a segunda posição com 20,1 milhões de dólares em ingressos vendidos, uma queda de 61 por cento em relação à sua estréia, na semana anterior.

Em dez dias nos cinemas, o filme já arrecadou 84,5 milhões de dólares, cifra bem inferior à expectativa do estúdio para este momento — 100 milhões de dólares.

Os dois filmes devem ser superados esta semana, quando o desenho animado “Shrek 2” terá estréia antecipada para a quarta-feira.

Na semana seguinte, chegarão aos cinemas norte-americanos “The Day After Tomorrow”, do gênero grandes desastres, e a comédia urbana “Soul Plane”.

Entretanto, segundo observadores bem informados, “Tróia” pode ter fôlego maior do que se imagina.

Segundo executivos da Warner Bros., o épico com Brad Pitt foi prejudicado por ter sido lançado com classificação “R” (proibido para menores de 18 anos) e por ter 162 minutos de duração, o que reduz o número de sessões diárias possíveis.

Além disso, apesar da presença no elenco de galãs como Brad Pitt e Orlando Bloom, “Tróia” é visto como um filme que provavelmente vai atrair um público mais velho, que geralmente não corre para assistir aos filmes no fim de semana de estréia.

“Tróia” também estreou em 47 outros países, onde arrecadou 55 milhões de dólares. No próximo fim de semana, terá sua estréia no Japão, onde Brad Pitt tem uma base de fãs imensa, na Itália e na Grã-Bretanha.

Completaram os cinco filmes de maior bilheteria nos EUA no fim de semana a comédia adolescente “Mean Girls”, com 10,1 milhões de dólares arrecadados, a comédia romântica urbana “Breakin’ All the Rules”, com Jamie Foxx (5,3 milhões de dólares), e o thriller “Man on Fire”, com Denzel Washington.