Tropas filipinas começaram a chegar ao país vindas do Iraque, nesta segunda-feira, depois do governo ter concordado em retirar o contingente para tentar salvar a vida do refém filipino.
O chefe das tropas, o general-brigadeiro Jovito Palparan, chegou de manhã (horário local) em um vôo comercial. Os 50 soldados restantes vão voltar ao país nesta semana.
O prazo para retirada termina em 20 de julho. A data foi estabelecida pelos seqüestradores do motorista filipino Angelo de la Cruz, que ameaçou matá-lo se as tropas filipinas não se retirassem do Iraque.
– Estou feliz em estar de volta. Nossad tropas estão bem e se preparam para deixar logo o Iraque – disse Palparan no Aeroporto Internacional de Manila.
Um funcionário da força aérea disse que dez soldados deixaram o Iraque na última sexta-feira não embarcaram no vôo marcado do Kuwait nesta segunda-feira, mas vão chegar às Filipinas dentro de alguns dias. Os outros 40 soldados devem ir para o Kuwait nesta segunda-feira, conforme foi anunciado pelo Ministério das Relações Exteriores no últimoa domingo.
Tropas Filipinas retornam ao Iraque
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 19 de julho de 2004 as 04:37, por: CdB