O italiano Jarno Trulli deverá ser confirmado como piloto da Toyota na quinta-feira depois de deixar a equipe Renault três corridas antes do final da temporada.
– A Toyota fará um anúncio sobre pilotos nesta quinta-feira – disse um porta-voz da Toyota nesta quarta.
Seria uma grande surpresa se não for sobre Trulli, que deixou definitivamente a Renault na quarta-feira depois de anunciar em julho que havia fechado com outra equipe para 2005. A Renault disse em um comunicado que Trulli foi liberado de suas obrigações com a equipe com efeito imediato após um acordo mútuo.
– Mais uma vez, gostaríamos de agradecer Jarno por sua contribuição à equipe nos últimos três anos.A equipe e Jarno sentem que uma separação antecipada vai permitir aos dois concluir o ano da maneira mais positiva – disse o chefe da equipe, Flávio Briatore.
A Renault está disputando o segundo lugar com a BAR no campeonato de construtores, mas Trulli não marcou nenhum ponto nas últimas cinco corridas. Trulli, que acusou a Renault no fim de semana passado de tentar fazer com que saísse, disse que está satisfeito com a decisão e agradeceu a Renault por seu apoio durante os anos.
– Eu estou grato à equipe por me liberar de minhas obrigações, o que vai me dar a oportunidade de começar com minha nova equipe mais cedo do que eu esperava – disse ele.
O canadense Jacques Villeneuve deve substituir Trulli nas últimas três corridas, dependendo do resultado de dois dias de testes a partir de quarta-feira em Silverstone.
A Toyota contratou Ralf Schumacher para 2005 e também tem o francês Olivier Panis e o brasileiro Ricardo Zonta, que substituiu Cristiano da Matta no mês passado. A Renault tem o espanhol Fernando Alonso, e o italiano Giancarlo Fisichella vai se juntar no próximo ano depois de deixar a Sauber.