O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que o governo está trabalhando com o Congresso para aprovar uma proposta de gastos emergenciais para acelerar a resposta do país ao coronavírus.
Por Redação, com Reuters – de Washington/Moscou
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que o governo está trabalhando com o Congresso para aprovar uma proposta de gastos emergenciais para acelerar a resposta do país ao coronavírus, acrescentando que espera que os parlamentares autorizem cerca de US$ 8,5 bilhões.

Os comentários de Trump, feitos durante uma reunião de líderes de condado em Washington, foram feitos enquanto os parlamentares no Congresso procuram finalizar sua proposta de gastos e colocá-la em debate possivelmente já na quarta-feira.
Seis pessoas morreram na região de Seattle, no Estado de Washington, por doenças causadas pelo novo coronavírus, disseram autoridades de saúde nesta segunda-feira, enquanto autoridades ao longo dos Estados Unidos se organizavam para lidar com mais infecções, com ênfase no aumento do número de kits de exame disponíveis.
Casos
O dr. Jeff Duchin, diretor da agência de saúde pública de Seattle e Condado de King, anunciou o aumento de mortes em relação às duas anteriores no Estado de Washington. Ele disse em uma entrevista coletiva que a região não estava recomendando o fechamento de escolas ou o cancelamento de nenhum evento neste momento, mas eles preveem que o aumento nos casos continue.
O número total de casos no Estado de Washington está agora em 18. Cinco das mortes ocorreram no Condado de King e uma no condado de Snohomish, também na região de Puget Sound, ao norte de Seattle.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, cujo Estado tem um caso confirmado, permitiu que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) realize em Nova York testes para o vírus que matou cerca de 3.000 pessoas em todo o mundo desde que surgiu na China, em dezembro.
– Gostaria de ter uma meta de 1.000 testes por dia em uma semana, porque, quanto mais testes, melhor – disse Cuomo em um briefing na segunda-feira.
As autoridades federais de saúde disseram que o número de kits de exame para coronavírus será radicalmente expandido nas próximas semanas. Os Estados Unidos parecem propensos a um aumento nos casos, em parte porque haverá mais testes para confirmar infecções.
O número de casos nos Estados Unidos até 1º de março subiu para 91, segundo o CDC.
Proposta de Putin
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitou a proposta do presidente da Rússia, Vladmir Putin, de realizar uma reunião com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, informou a agência de notícias Interfax nesta terça-feira, citando o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.
A Rússia espera que a hora e o local da cúpula sejam acordados em breve, afirmou Lavrov.
Um alto funcionário do governo dos EUA disse na semana passada que Trump estava disposto a se encontrar com os líderes de Rússia, China, Reino Unido e França com o objetivo de discutir o controle de armas.