Trump diz não ter planos de demitir vice-secretário de Justiça

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 8 de outubro de 2018 as 14:01, por: CdB

Rosenstein estava voando com Trump no Air Force One para Orlando, na Flórida, onde o presidente deve falar com chefes de polícia.

Por Redação, com Reuters – de Washington 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que não tem planos para demitir o vice-secretário de Justiça dos EUA, Rod Rosenstein, autoridade responsável pela investigação federal sobre a interferência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016.

Rosenstein, em audiência no Congresso

Recentemente, houve ampla especulação de que Trump poderia demitir Rosenstein, frequente alvo de críticas do presidente, depois que uma reportagem do New York Times disse que o vice-secretário de Justiça fez comentários sobre o preparo de Trump para a Presidência e se ofereceu para gravar conversas com o ele.

Questionado por um repórter se tem planos para demitir Rosenstein, Trump disse: “Não tenho, não.”

Rosenstein estava voando com Trump no Air Force One para Orlando, na Flórida, onde o presidente deve falar com chefes de polícia.

O vice-secretário de Justiça dos EUA negou a reportagem publicada pelo New York Times no dia 21 de setembro, dizendo que a matéria é “imprecisa e factualmente incorreta”. A reportagem dizia que, embora Rosenstein tivesse feito as sugestões devido a preocupações sobre um possível caos no governo, nenhuma delas foi concretizada.

Rosenstein supervisiona a investigação do procurador especial Robert Mueller sobre a Rússia. O governo russo nega ter interferido na eleição e Trump diz que não houve nenhuma conspiração entre sua campanha e a Rússia.

Nesta segunda-feira, Trump disse a repórteres que tem um “bom relacionamento” com Rosenstein.

– Eu não conhecia o Rod antes, mas eu o conheci melhor e me dou muito bem com ele – disse.