Trump vê 'opção decente de desnuclearização' em diálogo com Coreia do Norte

Arquivado em:
Publicado Quarta, 30 de Janeiro de 2019 às 12:00, por: CdB

Trump ressaltou que "o tempo dirá o que ocorrerá na Coreia do Norte, mas no final do último governo (de Barack Obama) a relação era horrenda e coisas muito ruins estavam a ponto de acontecer".

Por Redação, com EFE - de Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enalteceu nesta quarta-feira os progressos alcançados com a Coreia do Norte, sobre os quais afirmou que há "uma opção decente de desnuclearização", em resposta às dúvidas expressadas ao longo da semana pelas agências de inteligência sobre Pyongyang.
trump-14.jpg
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o líder coreano, Kim Jong-un
– A relação com a Coreia do Norte é a melhor que já houve com os EUA. Não há testes (nucleares), recuperamos restos de soldados, retorno de reféns. Há uma opção decente de desnuclearização – disse o governante pelo Twitter. Trump ressaltou que "o tempo dirá o que ocorrerá na Coreia do Norte, mas no final do último governo (de Barack Obama) a relação era horrenda e coisas muito ruins estavam a ponto de acontecer". – Agora é uma história completamente diferente. Espero me encontrar com Kim Jong-un em breve. Houve progressos, uma grande diferença – acrescentou. O presidente americano respondia assim às informações das suas próprias agências de inteligência, que apontaram que a Coreia do Norte "buscará manter as suas armas de destruição em massa" e veem como "improvável" que se desfaça do seu armamento nuclear, apesar das negociações em andamento entre Trump e Kim. Diante do Senado, o diretor da Inteligência Nacional dos EUA, Dan Coats, sustentou que "os líderes norte-coreanos veem as armas nucleares como um elemento fundamental para a sua sobrevivência". Esta advertência vem pouco após a Casa Branca anunciar que Trump e Kim realizarão a segunda cúpula entre ambos "perto do final de fevereiro", embora ainda não tenha sido revelado o local do encontro.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo