O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou uma ladainha do que chamou de “políticas comerciais desleais” da China.
Por Redação, com Reuters – de Nova York
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente as práticas comerciais da China nesta terça-feira em um discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual também disse esperar que as duas potências econômicas possam chegar a um acordo para encerrar sua disputa comercial.

Trump criticou uma ladainha do que chamou de “políticas comerciais desleais” da China.
– (A China) adotou um modelo econômico dependente de enormes barreiras de mercado, pesados subsídios estatais, manipulação cambial… transferências forçadas de tecnologia e roubo de propriedade intelectual, além de segredos comerciais em grande escala – afirmou.
– No que diz respeito à América (EUA), esses dias acabaram – completou.
Política monetária chinesa
A China não tem pressa em seguir outros países em relação a afrouxar significativamente sua política monetária, mas tem amplas opções para ajudar a conter a desaceleração econômica, disse o presidente do banco central chinês nesta terça-feira, mantendo uma abordagem cautelosa sobre estimular a economia.
Apesar de uma série de medidas de crescimento desde o ano passado, a segunda maior economia do mundo ainda não se estabilizou, já que a guerra comercial sino-americana não mostra sinais de fim. Analistas esperam que o crescimento possa esfriar ainda mais neste trimestre, ante uma mínima em quase 30 anos de 6,2% atingida no trimestre entre abril e junho.