Tudo o que você precisa saber sobre carteira de investimento

Arquivado em: Comércio, Indústria, Negócios, Serviços, Últimas Notícias
Publicado sábado, 24 de fevereiro de 2018 as 16:50, por: CdB

Um dos termos que mais aparecem no meio do mercado financeiro é: carteira de investimento. No início pode soar estranho, mas com tempo, você vai usá-lo muito. Basicamente, este termo significa quais são os seus investimentos. Ou seja, o conjunto de investimentos que você realiza vão compor a sua carteira de investimento.

 

Publieditorial – de São Paulo

 

Este termo está atrelado a outro conceito muito importante, o de diversificação. Uma das bases de uma vida financeira saudável, é aprender a diversificar. O que é bem explicado pela frase: “Não coloque todos os seus ovos em uma mesma cesta”.  Para você entender como estes conceitos vão fazer parte da sua vida financeira, mostramos alguns pontos importantes sobre este assunto.

Em adição, o início de todo investimento requer um largo conhecimento, e muito provavelmente você precise de ajuda.
Em adição, o início de toda carteira de investimento requer um largo conhecimento, e muito provavelmente você precise de ajuda.

Quais são os tipos de investimentos que posso ter na minha carteira de investimento?

Você pode ter tanto investimentos de renda-fixa como de renda variável. Os investimentos de renda-fixa mais conhecidos, são por exemplo: Poupança, Previdência Privada, Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Tesouro Direto.

Já os investimentos de renda variável são: principalmente, as ações. Além disso, você pode ter outros tipos de investimentos, tais como entrar como sócio em um negócio, alugar um imóvel, vender e comprar moedas estrangeiras, entre outros.

Por que tenho diversificar minha carteira de investimento?

A principal razão é a segurança. Investir em um só tipo de investimento é uma escolha arriscada, pois há fatores que não podem ser controlados, os quais podem infelizmente resultar em perda de dinheiro. Se você diversifica seus investimentos, está garantindo um saldo positivo no geral, de forma a garantir uma renda mais equilibrada e uma geração de dinheiro contínua.

Como eu posso montar minha carteira de investimentos?

Você deve montar a sua carteira de investimentos de acordo com o seu perfil de investidor. Antes de tudo, tem que saber quanto pode investir, por quanto tempo pretende investir, se quer ou não assumir riscos, e para que você quer investir.

De acordo com essas respostas, você vai conseguir definir quais são os melhores investimentos para alcançar seus objetivos pelo caminho mais inteligente. Cada pessoa tem uma carteira de investimento alinhada com o seu estilo e propósito de vida.

No geral, é importante ter uma poupança, pois é por ela que tudo começa. Nesta poupança você deve ter idealmente 6 meses do seu custo de vida mensal. Além disso, é também importante investir em uma previdência privada.

E muitos brasileiros estão aumentando seus investimentos em Tesouro Direto, o qual tem se mostrado vantajoso, pois é possível começar investir com apenas 30 reais.

Posso montar uma carteira de investimento sozinho?

Todo investimento vai depender do coletivo, por isso você não vai conseguir investir nunca sozinho, os investimentos estão sempre associados de uma forma ou de outra a instituições financeiras.

Em adição, o início de todos investimentos requer um largo conhecimento, e muito provavelmente você precise de ajuda. Por isso, não entre no mundo dos investimentos querendo fazer tudo sozinho, busque por ajuda profissional e associe-se a instituições financeiras que podem garantir o retorno financeiro que você busca.

Onde o termo alocação de ativos entra nesta história?

O termo alocação de ativos significa o processo de iniciar um investimento em um determinado tipo de renda. Este é o processo que possibilita a diversificação e a criação de uma carteira de investimentos.

A alocação de ativos é um processo que deve seguir um planejamento de acordo com o seu plano de investimento. Ou seja, não é algo aleatório, é algo pensado para alcançar os seus objetivos financeiros.

Há desvantagens na diversificação de investimentos?

Este é um ponto importantíssimo. Como dito acima, a diversificação é necessária para garantir sucesso financeiro, mas há apenas uma desvantagem. Todo o investimento, vai trazer custos, inevitavelmente.

Muitos deles requerem taxas administrativas, por isso é fundamental ficar atento aos valores que serão resgatados levando em conta todos os custos. Se a taxa administrativa é alta, menos dinheiro você vai levar para casa, por isso se atente bem aos custos antes de sair diversificando os seus investimentos.

Em resumo, esperamos que esses pontos sobre carteira de investimentos estejam claros e que você consiga alcançar o sucesso financeira que busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *