Pelo menos sete pessoas morreram e cinco estão desaparecidas no Vietnã como conseqüência das inundações e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas torrenciais trazidas pelo tufão Bilis, segundo fontes oficiais.
Bilis, que se tornou uma tempestade tropical, afeta agora a China, onde causou a morte de 217 pessoas, após passar pelas províncias vietnamitas de Bak Kan, Lang Son, Vinh Phuc, Cao Bang e Thai Nguyen.
O funcionário Tran Dinh That, do Comitê Popular de Bac Kan, disse que cinco pessoas morreram na província e outras quatro estão desaparecidas. As autoridades temem que os desaparecidos tenham se afogado em um lago.
– Não encontramos os corpos dos desaparecidos. A forte corrente no lago Ba Be dificulta as operações de busca e resgate – acrescentou Tran Dinh That. Segundo o funcionário, a chuva parou e o nível dos rios começa a descer, mas isto não ocorre no lago Ba Be.
Em Lang Son uma adolescente de 14 anos morreu ao ser arrastada pela enchentes quando estava em sua casa. Outra pessoa morreu em Vinh Phuc, também devido a uma enchente. Segundo o Comitê Central de Controle de Inundações e Tempestade, o quinto desaparecido também é morador desta província.