TV árabe divulga suposta gravação com a voz de Saddam

Arquivado em:
Publicado Quinta, 17 de Julho de 2003 às 07:29, por: CdB

A televisão árabe al-Arabiya difundiu nesta quinta-feira, aniversário da revolução iraquiana de 1968, uma gravação de áudio atribuída a Saddam Hussein, em que o ex-presidente iraquiano critica o recém-formado Conselho de Governo Transitório e apela à resistência contra a ocupação norte-americana.

- Como é que as pessoas podem aceitar empregos para que foram nomeados pelos ocupantes estrangeiros? - questiona a voz, referindo-se aos iraquianos que integram o Conselho.

- O que podem essas pessoas, nomeadas pelos ocupantes, oferecer ao povo e à nação que não seja da vontade do ocupante? - insiste.

A voz na mensagem, que jornalistas familiarizados com a voz de Saddam Hussein dizem soar autêntica, acusa ainda o presidente norte-americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, de terem mentido para justificar a guerra.

"Provou-se que eles diziam mentiras" sobre as armas de destruição maciça iraquianas, conclui, numa aparente alusão à recente polêmica em torno das referências de Londres e Washington a alegadas tentativas do Iraque de obter urânio na África.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo