TV britânica ignora passagem de Lula

Arquivado em:
Publicado Segunda, 14 de Julho de 2003 às 22:10, por: CdB

As duas maiores redes de TV da Inglaterra ignoraram a passagem de Lula pelo país. Nos noticiários desse domingo, várias imagens de Tony Blair foram ao ar. Lula estava ao lado do primeiro-ministro britânico em quase todos os takes, mas seu nome não foi citado uma única vez.

As manchetes se referiam a sessão de encerramento dos debates teóricos sobre Governança Progressista (ex-Terceira Via), que, a partir desse domingo, entrou na sua quarta reunião de cúpula.

Nem mesmo a saia justa em que o presidente se meteu quando entrou em conflito verbal com o polonês Alexander Kwasniewski, sobre a política internacional norte-americana, depois de Lula ter dito que "os EUA pensam primeiro neles, segundo neles, terceiro neles e, se sobrar tempo, pensam neles outra vez" foi citada.

Nos noticiários noturnos da ITV, BBC1 e da BBC2 era possível ver a imagem de Lula, mas apenas aqueles que sabem quem e o presidente puderam identificá-lo, o restante viu as imagens sem ter idéia de quem se tratava. Esse "descaso" se estende entre os outros tipos de veículos.

Os jornais impressos também não deram o assunto em manchete, apenas o Evening Standard deu uma nota. A Rádio da BBC falou muito pouco sobre o assunto, prestando apenas algumas poucas frases sobre o encontro em que Lula estava.

Contudo o site da BBC inglesa traz uma notícia mais extensiva em que Lula fala sobre a Alca, sobre as  exportações brasileiras e sobre a necessidade do Brasil de procurar parceiros econômicos fora da América, como a África do Sul, a China, Índia e Rússia.

Ainda comenta sobre a escolha do Rio de Janeiro para a sede das Olimpíadas de 2012 e diz que a cidade tem uma beleza natural dada por Deus, que as pessoas são maravilhosas e  quando questionado sobre a violência, disse que fará de tudo para que ate as Olimpíadas, o Rio seja uma cidade segura. No site da BBC do Brasil, há uma entrevista especial concedida pelo presidente para o canal.

Hora errada

Na verdade, grande parte dos noticiários das tevês e dos jornais impressos estão voltados para a grande confusão na qual Tony Blair se meteu. Alguns críticos dizem que essa e uma péssima hora para qualquer Chefe de Estado vir a Inglaterra para tratar de outro assunto que não seja a questão da invasão ao Iraque. Tony Blair esta sob pressão o tempo todo. A imprensa britânica parece ter o assunto como única pauta existente.

Na TV do Parlamento, que transmite na íntegra todas as discussões, esse parece ser o único assunto tratado, ainda mais quando uma parte do seu próprio partido, o Trabalhista, tem soltado varias críticas ao apoio incondicional dado por Blair a invasão do Iraque.

Alguns jornais já publicam que esse e o começo da mais difícil fase para Blair, pior que o próprio ataque ao Iraque.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo