Uma rede de televisão americana vai exibir um programa especial com celebridades para ajudar as vítimas dos tsunamis no sul da Ásia.
A NBC vai encorajar os telespectadores a fazer doações durante o show, que deve ir ao ar no dia 15 de janeiro e ter uma hora de duração.
Alguns astros de Hollywood já estão procurando ajudar. A atriz Sandra Bullock doou US$ 1 milhão para a Cruz Vermelha, e o ator Leonardo DiCaprio, que estrelou o filme A Praia, rodado no balneário tailandês de Phi Phi, destruído pelos tsunamis, prometeu uma contribuição “significativa” à Unicef.
Em Hong Kong, astros da música e do cinema regravaram a canção We Are the World, em mandarim e cantonês, para levantar fundos para as vítimas da catástrofe.
Áreas remotas
A canção não será lançada como um single, mas tocará regularmente durante uma maratona televisiva que será transmitida na sexta-feira em apoio às vítimas.
Cerca de 150 mil pessoas morreram e cinco milhões ficaram desabrigadas, ou sem comida e água potável, depois do maremoto no Oceano Índico que enviou ondas gigantescas a comunidades costeiras em vários países do sul da Ásia.
As Nações Unidas advertiram que o número de mortos pode aumentar drasticamente na medida em que equipes de ajuda cheguem a áreas remotas.
A NBC ainda tem que confirmar os artistas que participarão do programa beneficente.
Em 2001, as quatro grandes redes de TV dos Estados Unidos realizaram um programa especial de duas horas de duração, dez dias depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 no país.
Na época arrecadou-se mais de US$ 150 milhões para ajudar as vítimas dos atentados suicidas contra o World Trade Center e o Pentágono.