Twitter pede que usuários troquem senhas após falha

Arquivado em: Destaque do Dia, Internet, Redes Sociais, Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 4 de maio de 2018 as 11:13, por: CdB

Rede social divulga descoberta de problema técnico interno e aconselha seus cerca de 330 milhões de usuários a fazerem mudança para garantir confidencialidade. Empresa afirma não haver indicações de um vazamento externo

Por Redação, com DW – de Nova York:

A rede social de mensagens curtas Twitter recomendou a seus usuários que troquem as senhas de acesso após detectar um problema técnico nos seus sistemas internos. A empresa, no entanto, esclareceu que não há indicações de que tenha havido um vazamento externo.

Twitter explica que houve uma falha técnica no sistema interno que armazena as senhas criptografadas dos usuários

A recomendação consta numa postagem no blogue da empresa. Assinado nesta quinta-feira pelo responsável técnico do Twitter, Parag Agrawal; o texto descreve como ocorreu a falha e as medidas recomendadas para garantir a confidencialidade.

De acordo com o alerta, o Twitter armazena as senhas criptografadas, substituindo o texto escrito pelo usuário por uma série de números e letras; e armazena os dados nos seus próprios sistemas; um processo de “hashing” (algoritmo de dispersão que cifra dados de forma a manter sua integridade) classificado como “padrão”.

No entanto, “devido a uma falha, as senhas foram escritas em um registro interno sem completar o processo de ‘hashing'”; acrescentou a empresa, sem esclarecer quantos de seus cerca de 330 milhões de usuários foram afetados.

Falha

Uma pessoa familiarizada com o assunto, porém, disse à agência inglesa de notícias Reuters; que o número de usuários afetados era “considerável”. A falha teria sido descoberta há várias semanas. 

– Nós mesmos encontramos a falha, eliminamos as senhas e já estão sendo executados planos para evitar que este erro volte a ocorrer – acrescentou o Twitter. A empresa reforçou que não há razões que indiquem; que “a informação das senhas tenha saído dos sistemas do Twitter ou se que tenha sido feito um mau uso dela por qualquer um”.

Mesmo assim, por precaução, recomendou a mudança das senhas do acesso ao Twitter e às de outros serviços; que utilize a mesma combinação. “Lamentamos muito que isso tenha acontecido”, concluiu Agrawal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *