U2 prega a justiça social e leva o público ao delírio em São Paulo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 21 de fevereiro de 2006 as 01:59, por: CdB

Vertigo, ou vertigem em português, título da turnê mundial da banda irlandesa U2 assomou corações e mentes no Morumbi, durante duas horas de puro êxtase em um público de mais de 70 mil pessoas. O Rock’n Roll de fortes matizes sociais proporcionou momentos de emoção nos fãs que assistiram a mais do que um show, mas uma homenagem à vida e à liberdade do ser humano.

E olha que esta foi apenas o primeiro dos dois show programados para acontecer na capital paulista, um dia depois do sucesso que deixou saudades a 400 quilõmetros de distância, no Rio de Janeiro, com os Rolling Stones. O ambiente de paz e harmonia não mudou, apesar da distância. Apenas mudou de cidade.

Bono Vox foi mais do que um cantor, um intérprete. Sua simpatia conquistou a platéia e, principalmente, o garoto Rico, chamado a cantar um trechinho de um dos megasucessos da banda, ou a menina a quem ele abraçou, enquanto cantava With ou without you, e beijou delicadamente ao se despedir. Fã incorrigível de futebol, o astro homenageou o atacante Ronaldo, mas não deixou de fora o aplauso ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem agradeceu pela hospitalidade e por um convite para o almoço no domingo. Em português, Bono declarou sua torcida pela seleção brasileira.

– Copa do Mundo, prontos para o hexa! – gritou. Foi o sinal para a platéia vir abaixo.

Não satisfeito, completou:

– O U2 é irlandês e Deus é brasileiro.

Um dos momentos mais marcantes do show, no entanto, ficou por conta de Sunday, bloody sunday, quando Bono usou a faixa na qual os símbolos do Grande Islã, da Estrela de David e da Santa Cruz católica, lado a lado, formaram a palavra Coexist, ou coexistir. Ele fez um apelo para que israelenses e palestinos troquem as armas pelo diálogo, na esperança de ver o rock mudar o mundo.

Além dos sucessos já consagrados, a banda irlandesa abriu o show com City of Blinding Lights, do último CD, How to Dismantle An Atomic Bomb, para entrar com o hit Vertigo, para estremecer o Morumbi. Beautiful Day, Mysterious Ways e Pride (In The Name Of Love) pontuaram outros momentos inesquecíveis da apresentação.