UE intensifica pressão sobre redes sociais por combate a notícias falsas

Arquivado em: Destaque do Dia, Internet, Redes Sociais, Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 26 de abril de 2018 as 11:25, por: CdB

Até julho a Comissão Europeia irá elaborar um Código de Conduta sobre a Desinformação para toda a UE com medidas para evitar a difusão das chamadas fake news

Por Redação, com Reuters – de Bruxelas:

Gigantes da tecnologia como Facebook e Google devem intensificar os esforços para combater a disseminação de notícias falsas na Internet nos próximos meses, ou podem ser sujeitos a novas regulamentações da União Europeia devido ao temor crescente de interferências em eleições.

UE intensifica pressão sobre redes sociais por combate a notícias falsas

Até julho a Comissão Europeia irá elaborar um Código de Conduta sobre a Desinformação para toda a UE; com medidas para evitar a difusão das chamadas fake news, como uma análise maior do posicionamento de anúncios; informou o organismo nesta quinta-feira.

Os formuladores de política da UE

Os formuladores de política da UE estão particularmente receosos de; que a disseminação de notícias falsas possa interferir nas eleições europeias do ano; que vem, uma vez que o Facebook revelou que a Rússia tentou influenciar os eleitores norte-americanos através da rede social da eleição de 2016.

Moscou nega tais alegações.”Estas plataformas fracassaram até agora em agir proporcionalmente; ficando aquém do desafio representado pela desinformação e pelo uso manipulativo da infraestrutura das plataformas”; escreveu a Comissão em sua estratégia para lidar com as notícias falsas, publicada nesta quinta-feira.

– A Comissão pede às plataformas que intensifiquem de forma decisiva seus esforços para combater a desinformação online.

Ela considera que autorregulamentação pode contribuir para estes esforços; contanto que seja implantada e monitorada efetivamente”. Os anunciantes e as plataformas de Internet deveriam produzir “efeitos mensuráveis”; com base no Código de Conduta até outubro, na ausência dos quais a Comissão poderia propor ações adicionais; como uma regulamentação “direcionada a algumas plataformas”.

As empresas

As empresas terão se empenhar mais em fechar contas falsas e adotar medidas que reduzam as receitas para disseminadores de desinformação e restrinjam as opções de direcionamento de anúncios políticos.

A Comissão também apoiará a criação de uma rede europeia independente de verificadores de fatos e lançará uma plataforma online sobre desinformação.

As revelações de que a empresa de consultoria política Cambridge Analytica; que trabalhou para a campanha do presidente norte-americano, Donald Trump;  acessou indevidamente os dados de até 87 milhões de usuários do Facebook abalou ainda mais a confiança nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *