UE reconhce novo governo do Equador

Arquivado em:
Publicado Segunda, 25 de Abril de 2005 às 03:55, por: CdB

O Alto Representante para a Política Externa da União Européia, Javier Solana, afirmou, neta segunda-feira, que a UE reconhece o novo governo do Equador e que espera a normalização da situação política e social do país.

- A União Européia reconhece o novo governo e o governo anterior -  afirmou Solana, que acrescentou que a UE quer "uma solução dialogada e pacífica" da crise do Equador, governado por Alfredo Palacio, novo presidente depois da destituição de Lucio Gutiérrez, que se exilou no Brasil.
- Até que se esclareça tudo, o que estamos fazendo é reconhecer o país, que é um país irmão e amigo, e ver se podemos ajudá-lo a encontrar seu mecanismo de avançar democraticamente -disse Solana.

- O que queremos é uma solução dialogada, pacífica. Há uma boa cooperação entre a União Européia, o governo, a OEA e outros personagens. Esperamos que se possa normalizar a vida política e social - acrescentou.

O presidente deposto do Equador, Lucio Gutiérrez, viajou no domingo em um avião militar para o Brasil, país que lhe concedeu asilo.

O novo governo do Equador se livrou de um problema ao permitir a saída de Gutiérrez sem maiores protestos populares, e agora se prepara para enfrentar uma crise institucional e jurídica que preocupa a comunidade internacional.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo