UE vai apresentar proposta final ao Irã

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 19 de outubro de 2004 as 08:57, por: CdB

Autoridades da França, Grã-Bretanha e Alemanha irão se encontrar nesta quinta-feira com o principal negociador nuclear do Irã em Viena a fim de oferecer a Teerã uma última chance de acabar com seus planos de enriquecimento de urânio, disseram diplomatas. Se a exigência não for cumprida, o país pode enfrentar sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

– Os diretores políticos dos três países da UE (União Européia) vão se reunir com (Hassan) Rohani na quinta-feira para passar a oferta formalmente – disse um diplomata ocidental próximo às conversas entre os europeus e os iranianos.

– Acho que o Irã vai ficar desapontado – ressaltou o diplomata.

Rohani é o secretário-geral do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, que já declarou estar determinado a rejeitar qualquer proposta da UE se ela limitar seu direito de conduzir um ciclo de combustível nuclear completo.

– Analisaremos a proposta dos europeus apenas se ela respeitar o direito do Irã (de dominar o ciclo de combustível) – afirmou Gholamreza Aghazadeh, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã.

O enriquecimento é um processo de purificação de urânio para uso como combustível para usinas de energia nuclear ou bombas. Teerã diz que quer produzir combustível para fins energéticos, mas os EUA acusam o país de ter um plano secreto para fabricar combustível para armas atômicas.