Uefa aprova nova competição de clubes europeus a partir de 2021

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Futebol, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 3 de dezembro de 2018 as 13:07, por: CdB

A Uefa disse que, com a nova configuração, ao menos 34 países terão garantia de representação nas fases de grupos das competições de clube da Uefa,  mais do que o total atual de 26.

Por Redação, com Reuters – de Dublin

A Uefa, entidade organizadora do futebol europeu, aprovou no domingo a criação de uma terceira competição de clubes do continente, um torneio que se espelhará no formato das atuais Liga dos Campeões e Liga Europa a partir de 2021.

Presidente da Uefa, Aleksander Ceferin

Em uma reunião em Dublin, o Comitê Executivo da Uefa finalizou os planos de adoção do evento, que tem o título provisório “UEL2” e terá 32 times na fase de grupos, no ciclo de competições 2021-2024.

Já a fase de grupos da Liga Europa será reduzida de 48 para 32 clubes.

A Uefa disse que a Liga dos Campeões não será alterada, o que significa que as quatro ligas da elite —atualmente Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália— terão quatro vagas garantidas cada na fase de grupos da principalmente competição de clubes da Uefa.

– Não haverá mudanças no formato e na lista de acesso da Liga dos Campeões da Uefa – informou a entidade.

A organização que representa os campeonatos nacionais da Europa pediu à Uefa para reduzir o número de vagas garantidas a times das principais ligas, revertendo alterações feitas para o ciclo atual.

A Uefa disse que, com a nova configuração, ao menos 34 países terão garantia de representação nas fases de grupos das competições de clube da Uefa,  mais do que o total atual de 26.

– A nova competição de clubes da Uefa torna as competições de clubes da Uefa mais imprevisíveis do que nunca – disse seu presidente, Aleksander Ceferin.

– Haverá mais partidas para mais clubes, com mais associações representadas em suas fases de grupos. Esta competição nasceu de um diálogo em andamento com clubes de toda a Associação de Clubes Europeus.

Euro 2020

A Holanda e a Alemanha foram sorteadas no mesmo grupo das eliminatórias da Euro 2020 em evento no domingo em Dublin, uma das 12 cidades-sede da competição que será realizada pela primeira vez em todo o continente.

A Alemanha, time que todos os demais queriam evitar depois que o mau desempenho na nova Liga das Nações da Uefa colocou-a no segundo pote do sorteio, também enfrentará Irlanda do Norte, Estônia e Belarus no Grupo C. As eliminatórias começam em março de 2019.

A Holanda, campeã europeia em 1988, não conseguiu classificação para os dois últimos grandes torneios entre seleções (Euro 2016 e Copa 2018), mas tem rejuvenescido sob comado do novo treinador Ronald Koeman, tendo vencido a própria Alemanha no último mês e garantido vaga nas fases finais da Liga das Nações.

– Eu não fiquei feliz porque eles são fortes, eles são mesmo o time mais forte do segundo pote. Mas a Alemanha também não ficou feliz de encarar a Holanda, eu acredito – disse Koeman, ex-treinador de Ajax e Everton, aos jornalistas.

– Eu acredito que o resto do sorteio é aceitável, mas com os alemães será um bom duelo. Nós sabemos que será difícil batê-los. O desenvolvimento do time é realmente positivo e estamos ansiosos (pela competição).

O atual campeão Portugal encara Ucrânia e Sérvia em um traiçoeiro Grupo B com apenas cinco seleções, que também inclui Lituânia e Luxemburgo, enquanto a atual campeã mundial França foi sorteada com Islândia e Turquia no Grupo H.

A tricampeã europeia Espanha caiu no Grupo F com Suécia, Noruega e Romênia. A Inglaterra, outra seleção que vai bem na Liga das Nações, pega a Bulgária e República Tcheca no Grupo A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *