O último comboio de brasileiros deixou, nesta segunda-feira, o Líbano com destino a Adana, na Turquia. De acordo com o ministro do Itamaraty Laudemar Aguiar, coordenador do núcleo de apoio em Adana, 180 brasileiros estavam inscritos para deixar o Líbano, mas só 79 seguiram no comboio.
O cessar-fogo intermediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre Israel e Líbano fez com que muitos desistissem da viagem, confiantes de que o conflito será resolvido rapidamente.
Ao todo, 308 pessoas estão em Adana inscritas na operação de resgate. As que não seguiram, nesta segunda, poderão viajar para o Brasil em vôo da Varig, programado para esta terça-feira, ou em um novo vôo da FAB, ainda sem data de embarque definida. A lista de passageiros é feita pelo Itamaraty com base nas condições físicas e psicológicas de cada grupo.
O avião da FAB com carregamento de ajuda humanitária para o Líbano já está em Adana. A aeronave parte nesta terça-feira para Beirute, com nove toneladas de remédios, roupas, cobertores e alimentos.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fará a entrega oficial dos mantimentos. Em Adana, cerca de 300 brasileiros que esperam retornar ao País devem sair em vôos da FAB e Varig.