De acordo com a porta-voz do Departamento do Estado norte-americana, Jen Psaki, as conversações entre EUA, União Europeia (UE) e Irã seguirão na próxima semana em Viena, capital austríaca.
Nesta quarta-feira, na coletiva à imprensa de rotina, Psaki disse que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, a alta representante da UE para as relações exteriores e a política d de segurança , Catherine Ashton, e o chanceler iraniano, Javid Zarif, terão um encontro no dia 15 de outubro, o qual faz parte das negociações em torno do acordo completo da questão nuclear do Irã.
Segundo Psaki, Washington acha que as três partes ainda terão tempo suficiente para reduzirem as divergências e chegarem a um acordo completo para solucionar a crise.
Conforme o “plano de ação comum” alcançado pelo Irã e os países do sexteto (EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha), o país asiático deveria suspender parte das ações nucleares, enquanto o Oriente diminuiria as sanções econômicas contra o Irã e tentaria chegar a um acordo completo com o país.
Visto que o acordo não foi alcançado a tempo, todas as partes decidiram prolongar o período de negociações por quatro meses.