Usuários de celular terão que escolher operadora a partir de domingo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 5 de julho de 2003 as 14:18, por: CdB

A partir da zero hora deste domingo, todos os usuários do Serviço Móvel Pessoal (SMP) – celular – passarão a escolher uma operadora para fazer suas ligações de Longa Distância Nacional (LDN) e Internacional (LDI), como já ocorre na telefonia fixa.

A mudança vai atingir cerca de 28,5 milhões de usuários, dos quais a grande maioria está vinculada às prestadoras do Serviço Móvel Celular (SMC) que migraram para o SMP. Hoje existem mais de 37,3 milhões de usuários de serviços móveis em todo o país.

O anúncio das mudanças na telefonia celular, dos procedimentos adotados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para permitir ao usuário um suave período de adaptação, bem como as vantagens econômicas decorrentes da introdução do Código de Seleção de Prestadora (CSP) foram feitas pelo superintendente de Serviços Privados, Jarbas Valente.

– Nas amostras de preços dos Planos de Serviço mais utilizados nos telefones pré-pago, responsáveis por quase 73% do total de telefones celulares em operação, o cidadão está ganhando – acentuou Valente, ressaltando que também os pós-pago deverão trazer benefícios semelhantes.

As ligações do telefone fixo para o móvel sofrem redução imediata de 50%, já que muitas das chamadas feitas dentro de uma área com o mesmo código que eram consideradas de longa distância passam a ser ligações locais.

Exemplo: com essa mudança, uma ligação de Posse para Goiânia – cidades com distância superior a 600 quilômetros – ambas com código de área 62 no estado de Goiás, o preço do minuto cairá, a partir de domingo, de R$ 0,90 para R$ 0,45.

Todas as informações relativas a preços e procedimentos, bem como sobre as principais dúvidas relativas à introdução do CSP, estão no endereço da Anatel na Internet (www.anatel.gov.br) em um link criado especialmente para facilitar a vida dos usuários.

Como os usuários de celulares devem proceder?

Para ligações de Longa Distância Nacional: 0 (zero) + código da operadora + código de área + número do telefone.

Para ligações de Longa Distância Internacional: 00 (zero – zero) + código da operadora + código do país + código de área (se houver) + número do telefone.

Para ligações de Longa Distância Nacional a Cobrar: 90 + código da operadora + código de área + número do telefone.

Para ligações locais a cobrar:9090 + número do telefone.

O processo de introdução do CSP passará por um período de transição de 120 dias, contados a partir desse domingo. Nos primeiros 30 dias, mesmo que os usuários não utilizem o código de seleção de prestadora, suas ligações serão completadas normalmente.