UTE Norte Fluminense entra em fase final de energização

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 6 de maio de 2003 as 15:36, por: CdB

A Usina Termelétrica do Norte Fluminense (UTE Norte Fluminense) entrou na fase final de implantação do projeto com o início da energização de suas instalações. Esta semana foi posto em operação um conjunto de equipamentos elétricos conectados a partir da Subestação de Macaé, da rede básica nacional, concluindo a etapa do processo de comisssionamento.

A energização dessas instalações permitirá o início dos testes com equipamentos de média e baixa tensão da termelétrica, como motores de partida das turbinas a gás. O próximo passo será o comissionamento do primeiro conjunto turbina-gerador, com capacidade de 170 MW.

A entidade responsável pelas obras é o consórcio AGPO. Para aprovação dos estudos necessários junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS), a UTE Norte Fluminense contou também com a colaboração do Centro de Pesquisas da Eletrobrás (Cepel).

A UTE Norte Fluminense é uma termelétrica do grupo Eletricité de France (EDF), com 90% do capital, e da Petrobras, com os restantes 10%. Sua capacidade de geração será de 770 MW e o comprador dessa energia será a Light.