Vacina contra o vírus Ebola é desenvolvida nos EUA

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 7 de agosto de 2003 as 03:36, por: CdB

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma vacina experimental que protegeu primatas contra o vírus Ebola. A medida se constitui em um grande passo na luta contra esta doença fatal e extremamente contagiosa. A informação foi confirmada pelo governo dos EUA.

– Após anos de pesquisas de vacinas contra o Ebola que protegiam roedores, mas não os primatas, é gratificante obter uma vacina que se mostra tão promissora na proteção de humanos – declarou Peter Jahrling, do instituto de pesquisas médicas sobre doenças infecciosas do Exército americano, em Fort Detrick (Maryland).

O Instituto Nacional de Saúde, que anunciou a descoberta, destacou que a vacina foi testada com sucesso em oito macacos e que poderá permitir às autoridades de saúde controlar rapidamente as epidemias de Ebola com campanhas de vacinação por zonas, como ocorreu no combate à varíola.

A vacinação é simples e feita pela injeção de apenas uma dose, destacaram os pesquisadores. A vacina ainda não foi testada em humanos, mas os pesquisadores lembram que os medicamentos eficazes em primatas têm forte possibilidade de cumprir a mesma função nos humanos.