Vacinação pode começar nos EUA em dezembro, diz autoridade

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 23 de novembro de 2020 as 11:31, por: CdB

Os profissionais de saúde dos Estados Unidos recomendaram que as primeiras vacinas contra covid-19 comecem a ser aplicadas um dia ou dois depois do obterem aprovações regulatórias no mês que vem, disse uma autoridade graduada do esforço de desenvolvimento de vacinas do governo.

Por Redação, com Reuters – de Washington

Os profissionais de saúde dos Estados Unidos recomendaram que as primeiras vacinas contra covid-19 comecem a ser aplicadas um dia ou dois depois do obterem aprovações regulatórias no mês que vem, disse uma autoridade graduada do esforço de desenvolvimento de vacinas do governo no domingo.

Palavra
Palavra “covid-19” refletida em gota que cai de agulha de seringa em foto de ilustração

Cerca de 70% da população de 330 milhões de norte-americanos precisará ser inoculada para se chegar à “imunidade de rebanho” do vírus, um objetivo que o país pode alcançar até maio, de acordo com o doutor Moncef Slaoui, principal conselheiro científico da Operação Warp Speed.

Slaoui disse que a Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) provavelmente concederá em meados de dezembro uma aprovação para a distribuição da vacina produzida pela Pfizer e pela parceira alemã BioNTech, iniciando a maior campanha de vacinação da história do país.

Uso emergencial da Pfizer

Os conselheiros externos da FDA devem se reunir no dia 10 de dezembro para analisar a solicitação de uso emergencial da Pfizer para sua vacina, que a empresa disse ter se mostrado 95% eficaz contra infecções do vírus respiratório altamente contagioso.

Uma segunda farmacêutica, a Moderna, deve pedir uma aprovação para sua vacina contra covid-19 no final de dezembro.

Falando em vários programas de notícias na manhã de domingo, Slaoui delineou um cronograma para obter as primeiras doses da vacina da Pfizer mediante autorização da FDA para os que serão os primeiros a recebê-la.

– Vinte e quatro horas após a aprovação, a vacina estará a caminho e localizada nas áreas nas quais cada Estado nos terá dito onde quer as doses de vacina – disse Slaoui no programa Meet the Press da rede NBC.

– Então acredito que, talvez um dia ou dois após a aprovação no dia 11 ou 12 de dezembro, com sorte as primeiras pessoas serão imunizadas nos Estados Unidos – disse ele no programa State of the Union da CNN.