No Vasco, a quinta posição na tabela do Campeonato Brasileiro, que lhe garante uma vaga na Libertadores 2007, pode ser creditada ao bom aproveitamento ofensivo do elenco. A equipe carioca é dona do quinto melhor ataque da competição, ao lado do Palmeiras, com 56 gols marcados.
Contudo, ao contrário da maioria dos clubes, quando um atacante normalmente se destaca no quesito, no time de São Januário a briga é acirrada, com vantagem para a turma do meio-campo.
Morais é o artilheiro, tendo balançado as redes dos adversários oito vezes. Abedi comemorou em sete oportunidades, Andrade aparece com seis gols e Ramon fez mais cinco a favor do time carioca.
Só aí que aparecem os primeiros atacantes na tábua de artilheiros vascaínos. Contratado tardiamente – apenas na 24ª rodada -, o atacante Leandro Amaral marcou cinco gols, enquanto Jean anotou mais três vezes.
Apesar do bom poderio ofensivo, o Vasco, segundo o DataFolha, é a segunda equipe que menos finaliza na competição, com média de 12,3 finalizações por partida. Para se ter uma idéia, o líder neste quesito é o campeão antecipado São Paulo, com 16,2 arremates por jogo.