Vasco registra 16 resultados positivos para coronavírus em jogadores

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Futebol, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 1 de junho de 2020 as 11:34, por: CdB

O Vasco da Gama informou no domingo que 16 jogadores testaram positivo para covid-19, na véspera de o clube carioca retomar os treinos após dois meses de paralisação por causa do coronavírus.

Por Redação, com Reuters – do Rio de Janeiro/Londres

O Vasco da Gama informou no domingo que 16 jogadores testaram positivo para covid-19, na véspera de o clube carioca retomar os treinos após dois meses de paralisação por causa do coronavírus.

Jogadores do Vasco da Gama comemoram gol marcado contra o São Paulo durante partida do Campeonato Brasileiro de 2019
Jogadores do Vasco da Gama comemoram gol marcado contra o São Paulo durante partida do Campeonato Brasileiro de 2019

A equipe disse que os 16 jogadores, de um total de 43 testados, estão isolados. Outros três já haviam se recuperado da doença.

– Isso só comprova que nós estamos fazendo uma grande ação de saúde, identificando mais rápido possível essa infecção nos atletas, porque a gente sabe, na verdade, que 95% das pessoas são assintomáticas entre essas que já tiveram contato com o vírus. Então isso faz com que a gente impeça que esse vírus seja disseminado até mesmo dentro do ambiente familiar do atleta – disse o diretor médico do Vasco, Marcos Teixeira, em comunicado.

Jogadores dos times do Rio de Janeiro poderão passar por testes físicos e realizar rotinas de treinamento individuais a partir de segunda-feira, mas o treinamento com contato ainda não é permitido. Outros Estados ainda não decidiram quando seus clubes podem reiniciar o treinamento completo.

O campeonato estadual do Rio

O campeonato estadual do Rio foi suspenso em meados de março.

O Brasil registrou 514.849 casos do novo coronavírus e 29.314 mortes, o quarto maior número de mortes na pandemia global, depois de Estados Unidos, Reino Unido e Itália.

Testes da Premier League

A retomada da Premier League programa para 17 de junho recebeu um novo impulso no sábado, quando o último lote de novos testes de coronavírus não apresentou resultados positivos.

Os testes foram realizados na quinta e sexta-feira.

“A Premier League pode confirmar que na quinta-feira, 28 de maio e sexta-feira, 29 de maio, 1.130 jogadores e funcionários foram testados para o covid-19. Desses, zero foi positivo”, afirmou a liga em comunicado.

Nas três rodadas anteriores de testes, desde que os jogadores retomaram o treinamento, houve 12 pontos positivos.

Nenhum jogo da Premier League foi disputado desde março, mas a liga disse na quinta-feira que a temporada recomeçará em 17 de junho, desde que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos.

Sinal verde para a retomada

No sábado, o governo deu sinal verde para a retomada do esporte de elite na Inglaterra a partir desta segunda-feira, desde que fossem seguidas as rígidas diretrizes de segurança descritas no protocolo do estágio três.

O executivo-chefe da Premier League, Richard Masters, disse que recebeu com satisfação o anúncio do governo, mas afirmou que ainda há trabalho a ser feito para “garantir a segurança de todos os envolvidos”.

“Todos os principais esportes, incluindo a Premier League, estão trabalhando juntos com o Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte para produzir este protocolo da Terceira Fase”.