Uma pesquisa coordenada pelo Instituto Fecomércio-RJ, em 396 estabelecimentos e realizada nesta quinta-feira indicou que as vendas do comércio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro caíram 10,16% no Dia dos Namorados.
Nem mesmo as promoções para atrair o consumidor conseguiram gerar bons resultados para o comércio. A pesquisa apurou que as vendas ficaram abaixo do esperado, segundo 48,23% dos gerentes.
A pesquisa foi realizada com donos e gerentes de lojas dos mais variados tipos de produtos, desde vestuário e calçados, passando por CDs, celulares, perfumes, cosméticos, livraria e floricultura até eletroeletrônicos.
De acordo com o diretor do Instituto Fecomércio-RJ, Luiz Roberto Cunha, o único setor que aqueceu o mercado foi o de celulares que, apesar de as vendas para o Dia dos Namorados não terem sido satisfatórias, foi favorecido pela entrada de novas operadoras no mercado.
– Esse setor foi o único a operar com índices positivos em relação ao ano passado, confirmando que a concorrência conjugada às promoções ainda é o melhor remédio para a economia – afirmou.
Segundo a Fecomércio, a média de gastos por pessoa nas lojas pesquisadas foi de R$ 80,79, contra R$ 87,20 de 2002. Como aconteceu no ano passado, o consumidor optou por jogar as dívidas para a frente. A forma de pagamento parcelada no cartão foi a mais utilizada, segundo 54,65% dos lojistas.