Venezuela passa vender petróleo fora do padrão dólar

Arquivado em:
Publicado Sábado, 09 de Setembro de 2017 às 14:17, por: CdB

Maduro voltou a acusar Washington de usar práticas comerciais ilegais para desestabilizar a economia da Venezuela. Os norte-americanos também são apontados como patrocinadores da tentativa de golpe, em curso no país.

 

Por Redação, com agências internacionais - de Caracas

 

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro autorizou, neste sábado, a primeira venda de petróleo, gás e ouro fora do padrão dólar. A decisão de Maduro é, segundo afirmou, uma resposta às novas sanções financeiras de Washington.

— Decidimos começar a vender gás, petróleo, ouro e outras commodities vendidas pela Venezuela usando outras moedas, incluindo o yuan chinês, o iene japonês, o rublo russo e a rupia indiana — disse o presidente.

venezuela-dolar.jpg
A Venezuela tem sido alvo de um cerco promovido pela ultradireita, com apoio dos EUA

Maduro voltou a acusar Washington de usar práticas comerciais ilegais para desestabilizar a economia nacional. Os norte-americanos também são apontados como patrocinadores da tentativa de golpe, em curso no país. Devido ao cerco, imposto pelos EUA, a Venezuela tem sofrido preços baixos do petróleo e grande escassez de alimentos e remédios.

Câmbio ajustado

Maduro também anunciou, neste sábado, outras medidas que terão impactos imediatos na economia do país. Ele encaminhou à Assembleia Nacional Constituinte oito propostas de leis aos deputados. Entre elas, estão algumas medidas inéditas, como a regulação e criação de casas de câmbio para negociar moedas estrangeiras ao preço do mercado.

— Para combater a disparada criminosa do valor do dólar vamos precisar de diferentes mecanismos. Teremos que combinar várias fórmulas. Para isso estou autorizando a abertura de casas de câmbio e o funcionamento em todo o território nacional, que devem ser abertas nas próximas semanas — afirmou.

A medida faz parte de uma estratégia para estabilizar a moeda venezuelana frente ao dólar e aumentar a fontes de divisas estrangeiras. Para isso, o governo também aumentará a produção de petróleo.

A Venezuela, que possui controle de câmbio desde 2003, enfrenta a disparada do dólar e seus impactos diretos nos preços dos alimentos, já que o país importa mais de 50% dos produtos que consome, de acordo com dados oficiais.

Fortunas taxadas

Ainda em seu pronunciamento, Maduro também apresentou um projeto de lei que aumenta os impostos sobre as grandes fortunas. A Polícia Federal da Venezuela também passará a investigar casos de enriquecimento ilícito no país.

— Vamos investigar o surgimento de grande fortunas. Principalmente, aquelas construídas durante o período da guerra econômica que vivemos há quatro anos — prometeu.

Maduro também propôs outra lei tributária. Nesta versão, será inaugurado um "regime especial tributário para a proteção social do povo e sanções a delitos da economia". Não existe, até agora no país, uma lei que reconheça a sonegação fiscal como crime. Segundo o Serviço Nacional Integrado de administração Aduaneira e Tributária, a estimativa de evasão fiscal passa de 60%.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo