Vice-diretor do FBI criticado por Donald Trump renuncia ao cargo

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 30 de janeiro de 2018 as 10:29, por: CdB

McCabe, que assumiu interinamente como diretor do FBI por mais de dois meses no ano passado depois que Trump demitiu o então diretor James Comey

Por Redação, com Reuters – de Washington:

O vice-diretor do FBI Andrew McCabe, criticado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e por outros republicanos por suposta parcialidade contra Trump e a favor da candidata democrata na eleição de 2016, Hillary Clinton, pediu demissão, confirmaram autoridades norte-americanas na segunda-feira.

Vice-diretor do FBI, Andrew McCabe

McCabe, que assumiu interinamente como diretor do FBI por mais de dois meses no ano passado depois que Trump demitiu o então diretor James Comey; deve deixar seu posto como número 2 da agência em março.

O FBI disse na segunda-feira que David Bowdich, a autoridade número 3 da agência; assumirá como vice-diretor interino.

A agência não comentou sobre as circunstâncias da saída de McCabe.

Perguntada sobre a saída de McCabe, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse a jornalistas: “Posso dizer que o presidente não fez parte desse processo de tomada de decisão”. Sanders também afirmou que Trump continua a ter “plena confiança” no diretor do FBI, Christopher Wray; que indicou para substituir Comey.

Cargo

McCabe pretendia permanecer no cargo por cerca de mais seis semanas; quando poderá se aposentar. Mas decidiu sair antes ao invés de ser transferido para um posto inferior; de acordo com uma ex-autoridade graduada do FBI com conhecimento do assunto.

A saída antecipada acontece em meio a preocupações sobre um iminente relatório do Departamento de Justiça analisando as ações de McCabe e de outras importantes autoridades do FBI durante a campanha presidencial de 2016, disse a autoridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *