Viva o calote!

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 15 de maio de 2003 as 12:37, por: CdB

Outra história intrigante continua circulando em Brasília e o tema principal já passou pela Câmara Federal e está em tramitação no Senado. Dá conta de que o Governo Lula atendeu à pressão dos caloteiros e recriou o Refis, que é um escândalo. O ex-presidente Fernando Henrique, que o havia inventado, acabou com ele, certamente envergonhado.
Todos os meses, só na Receita Federal, 120 mil caloteiros deixam de pagar impostos e vão todos parar na Dívida Ativa, que já abriga um estoque de 4,5 milhões de inadimplentes. São cerca de R$ 170 bilhões que o Governo deixa de arrecadar, e parece não ter a intenção de fazê-lo, preferindo arrancar uns trocados, na valentia, dos aposentados e pensionistas.
Esses R$ 170 bilhões dariam para:
1. pagar o funcionalismo federal por três anos, ativos e inativos;
2. pagar os aposentados e pensionistas do INSS por três anos;
3. fornecer 34 bilhões de tiquetes-alimentação do Fome Zero.

ESVERDEOU
O vereador Rodrigo Bethlem (PV) anunciou, ontem, que o colega Paulo Mello (PP) é o mais novo integrante do Partido Verde. Em nome do fisiologismo, o deputado estadual André do PV apareceu, ontem, no plenário da Câmara Municipal para dar boas-vindas ao novo filiado.

DESLEIXO
Funcionários e visitantes da Câmara do Rio estão impressionados com o desleixo do primeiro-secretário da Casa, vereador Ivan Moreira (PFL). Já tem um mês que a porta do auditório foi arrombada e o reparo não foi feito. O prédio é histórico, tombado pelo patrimônio.

ESCALDADO
O ex-senador José Serra (PSDB) é mesmo candidato à Prefeitura de São Paulo. Já disse, porém, que não aceita a assessoria incompetente dos tucanos, especialmente de José Anibal e Arnaldo Madeira.

MACHUCADA
A atriz Neusa Borges, que fraturou a bacia ao cair de um carro alegórico da Unidos da Tijuca no desfile deste ano, está magoada com os dirigentes da escola.
Em entrevista ao programa Clóvis Monteiro, ontem, na Rádio Tupi, disse não haver recebido um só gesto de apoio da agremiação.

COMPANHEIROS
A descontração marcou o encontro de Lula com 3 mil trabalhadores rurais, ontem, no encerramento do Grito da Terra 2003. O próprio presidente fez questão de manter a informalidade.
Ao referir-se ao presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Manuel José dos Santos, disse que não ia seguir o protocolo, preferindo chamá-lo de companheiro.

REVOADA
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, deverá trocar o PSB pelo PMDB. As negociações estão adiantadas e contam até com o aval do presidente Lula, uma vez que a filiação de Hartung ao PT teria esbarrado em questões locais.
Antes de sua breve passagem pelo PSB, Hartung já pertenceu ao PMDB e ao PSDB.

BABADO
Há gente radical do PT querendo minar a força do ministro Gushiken. O deputado Babá, por exemplo, quer saber quanto ele ganhou do Ministério da Previdência, como consultor independente, no Governo FHC.

SÓ O SUSTO
A modelo alemã Claudia Schiffer, de 32 anos, o marido, produtor de cinema britânico Matthew Vaughn, de 33, e o filho de três meses saíram ilesos de um acidente ontem, em Londres. O carro em que viajavam, dirigido por um assistente pessoal do casal, bateu em outro, mas ninguém saiu ferido.

SATURADO
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, declarou, ontem, em Madrid, que o futebol “está saturado, sobretudo pela televisão” e que, por essa causa, ”muitos clubes estão tendo dificuldades financeiras que serão corrigidas pelas leis do mercado, a oferta e a procura”. Ao explicar que os problemas econômicos obedecem “aos elevados salários dos jogadores e à queda da arrecadação por direitos de televisão”, desabafou:
– O futebol é um magnífico produto, mas temos que cuidar dele.

inconfidências

>> Quem está rindo à toa é o dentista Heber Lopes, um dos papas da Odontologia no Brasil. Seu livro “A inteligência do sorriso” já vendeu mais de 100 mil exemplares.
>> Marcia del Río, a roteirista de uma telenovela sobre a vida da cantora mexicana Gloria Trev