Vladimir Putin agradece Erdogan por acordo sobre grãos com Ucrânia

Arquivado em:
Publicado Sexta, 05 de Agosto de 2022 às 10:05, por: CdB

Putin se referia ao acordo firmado, também com intermediação das Nações Unidas, em 22 de julho e que desbloqueou a passagem de navios com grãos pelo Mar Negro. A área estava sem a circulação das embarcações ucranianas por conta da própria Rússia.

Por Redação, com ANSA - de Moscou

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu pessoalmente nesta sexta-feira seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, pelo acordo sobre a exportação dos grãos e cereais firmado com a Ucrânia, informa a agência Tass.
turquiaerussia.jpg
Putin e Erdogan se reuniram em Sóchi, mas não deram coletiva
Segundo o mandatário, o pacto não beneficiou apenas Kiev, mas também "a exportação de comida e fertilizantes" russos. Putin se referia ao acordo firmado, também com intermediação das Nações Unidas, em 22 de julho e que desbloqueou a passagem de navios com grãos pelo Mar Negro. A área estava sem a circulação das embarcações ucranianas por conta da própria Rússia, que iniciou uma invasão no país vizinho em 24 de fevereiro. Ainda conforme a Tass, Putin alfinetou os países europeus, dizendo que eles "devem ser gratos" por conseguirem comprar o gás natural russo por meio do gasoduto Turkish Stream. Os dois líderes também devem firmar um memorando de cooperação econômica.

Moscou e Ancara

As informações do lado turco foram divulgadas pela agência estatal Anadolu e também confirmaram que haverá a assinatura do acordo entre Moscou e Ancara. – Eu acredito que hoje será aberta uma página totalmente diferente das relações entre Turquia e Rússia – afirmou ainda Erdogan. Os dois países sempre tiveram um relacionamento bastante conturbado ao longo da história e a tentativa de aproximação é recente. De acordo com a Anadolu, Putin e Erdogan também debateram a central nuclear de Akkuyu, um projeto em conjunto que está em construção desde 2017. A previsão de finalização da primeira unidade da central é 2023 e Erdogan reforçou que para a Turquia "é muito importante" que esse prazo seja preservado. Outro assunto em pauta foi a crise síria e o mandatário turco afirmou que seu governo "dá grande importância" à cooperação com Moscou na luta contra o terrorismo. No entanto, na Síria, os dois governos lutam em lados opostos: enquanto Ancara apoia os opositores do presidente Bashar al-Assad, Moscou ajuda militarmente o regime de Damasco.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo