Volume de chuvas no Nordeste é recorde

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 9 de fevereiro de 2004 as 08:30, por: CdB

O volume de chuvas que caiu na região Nordeste do país no mês de janeiro atingiu um recorde histórico. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva chegou a 600 milímetros, seis vezes superior à média para o período na região.

De acordo com o diretor do Inmet, Antônio Divino Moura, avalia-se que o fenômeno de janeiro no Nordeste tenha sido provocado pela alta temperatura do mar na região de Sergipe.

“A chuva não só veio em janeiro, como veio em proporções sem precedentes”, comentou o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, após reunião com o grupo interministerial, composto por representantes de dez ministérios, com o objetivo de gerenciar as ações emergenciais de assistência às vítimas das chuvas.

A partir de quarta-feira haverá intensificação das chuvas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, dessa vez um fenômeno próprio das chuvas de verão, prevê o Inmet.

As tempestades deverão atingir um volume de 50 milímetros de água por dia. O normal para meses de fevereiro nos estados são 180 milímetros por mês.