O vulcão Etna, localizado a 3.340 metros de altitude na ilha italiana da Sicília, entrou em atividade hoje com a emissão de gás e cinza durante seis horas. A consistente nuvem negra lançada pelo vulcão assustou os moradores de Catânia (cidade com 340 mil habitantes), que ainda lembram os graves problemas e prejuízos econômicos causados pela erupção de 2002.
A emissão de gás e cinza, afastados de Catânia pelo vento, foi acompanhada de perto por pesquisadores do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália. A cratera sudeste do Etna começou a mostrar sinais de atividade no final de outubro, mas não foram registrados movimentos sísmicos internos nem variações significativas do tremor dos condutos magmáticos, que habitualmente anunciam uma erupção de lava.
Em uma fratura lateral do vulcão siciliano, no Vale de Bove, situado a 2.650 metros de altitude, se registra uma erupção desde setembro. A lava sai em grande quantidade e se dirige através de uma região desértica até os 1.700 metros de altura, ainda longe de qualquer centro habitado.
Vulcão Etna entra em atividade na Itália
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 8 de janeiro de 2005 as 19:14, por: CdB