Vulcão Etna volta a lançar jatos de lava e cinzas na Itália

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 as 13:26, por: CdB

 

O Monte Etna, situado na região italiana da Sicília, voltou a registrar atividades nesta sexta-feira, com jatos de lava e uma nuvem de cinzas que chegou a um quilômetro de altura. O novo fenômeno foi precedido por um transbordamento de lava, formando um rio que se dirigiu ao desabitado Vale do Bove, a 2,6 mil metros de altitude.

Por Redação, com ANSA – de Roma

O Monte Etna, situado na região italiana da Sicília, voltou a registrar atividades nesta sexta-feira, com jatos de lava e uma nuvem de cinzas que chegou a um quilômetro de altura.

Erupção no vulcão Etna, na Sicília

O novo fenômeno foi precedido por um transbordamento de lava, formando um rio que se dirigiu ao desabitado Vale do Bove, a 2,6 mil metros de altitude.

Tráfego aéreo

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) emitiu um alerta para o tráfego aéreo, mas o aeroporto de Catânia, principal centro urbano nos arredores do Etna, não interrompeu sua operação.

Na última terça-feira (16), o aeroporto chegou a ser fechado por causa de uma erupção no vulcão ativo mais alto da Europa. O fenômeno teve jatos de lava de até 500 metros de altura e deixou Catânia coberta de cinzas, mas não provocou danos graves.