O que mudará para os usuários do WhatsApp com as novas regras a partir de sábado

Arquivado em:
Publicado Quarta, 12 de Maio de 2021 às 15:56, por: CdB
Os usuários do WhatsApp devem concordar com as novas diretrizes de uso até o dia 15 de maio. Uma visão geral do que deve mudar como resultado e o que os especialistas pensam disso. A partir de 15 de maio , as novas diretrizes serão aplicadas para todos os WhatsApp. Houve muitos mal-entendidos e medos em torno das mudanças. Os críticos alertam para novas formas de troca de dados com a proprietária do App, o Facebook. O que aconteceu, o que vai acontecer e como os defensores da privacidade veem a questão. Uma visão geral.
whatsapp-novas-regras.jpeg
Foto: Divulgação

O que aconteceu?

No início de janeiro, o WhatsApp anunciou que as novas diretrizes em breve se aplicariam a todos os usuários. Os primeiros relatos da mídia foram seguidos de grande indignação. Muitos usuários mudaram para outros aplicativos de mensagem, como Telegram e similares.  O WhatsApp lutou contra boatos que circulavam no Twitter e outras redes sociais. Também no aplicativo, a empresa apontou repetidamente que as conversas do App são privadas. Além disso, o WhatsApp adiou a introdução das novas regras originalmente planejadas para fevereiro em cerca de três meses, até 15 de maio.

Sobre o que são as mudanças?

O WhatsApp repete continuamente que a atualização não fornece nenhuma transferência de dados adicional para o Facebook.  Isso se aplica principalmente aos usuários do WhatsApp Business. Dentro do Bussiness, alguns dados de usuários do WhatsApp são captados pelo Facebook desde 2016, para fins publicitários ou para melhorar produtos. As mudanças atuais referem-se principalmente à criação de melhores maneiras de se comunicar com as empresas.  O próprio WhatsApp enfatiza que a troca de mensagens com empresas é feita de forma diferente do que com familiares ou amigos. “Quando você se comunica com uma empresa por telefone, e-mail ou WhatsApp, ela pode usar as informações dessas interações com você para seus próprios fins de marketing. Isso também pode incluir publicidade no Facebook”, disse em uma explicação.

De qualquer forma, quais dados o WhatsApp coleta?

De acordo com as diretrizes de proteção de dados, as seguintes informações do usuário são transmitidas ao Facebook:
  • Informações da conta do WhatsApp e número de telefone
  • Dados de transações (na Índia, por exemplo, os usuários podem transferir dinheiro via WhatsApp)
  • A rede de usuários
  • Uso e informações de registro
  • Informação de interação
  • Informações do dispositivo móvel
  • Informações relacionadas ao serviço
  • Endereços IP
  • Informação de status
  • "Outras informações" coletadas com a permissão do usuário
  • Informações fornecidas por terceiros sobre os usuários
As mensagens também são armazenadas em formato criptografado por até 30 dias, caso não possam ser enviadas ao destinatário imediatamente. Uma visão geral de quais dados o WhatsApp coleta pode ser encontrada no site do WhatsApp em " Informações que coletamos ".  Essa mudança também implicará quem utilizar o GBWhatsApp e outras alterações do APP.  A empresa explica quais informações o WhatsApp compartilha com o Facebook nesta página de informações.  A principal coisa a ler aqui é que o WhatsApp não compartilha dados pessoais ou contatos do WhatsApp com o Facebook. Uma das principais razões para a confusão é provavelmente que o WhatsApp espalha suas informações por muitas subpáginas e isso dificulta o entendimento para usuários normais.

E se eu não concordar até 15 de maio?

Se você não concordar até 15 de maio, você ainda poderá usar sua conta - por enquanto. Originalmente, foi dito que os usuários têm acesso limitado ao WhatsApp e que as contas serão excluídas depois de um tempo.  Agora, a empresa escreve em seu site que usuários inseguros ainda terão a oportunidade de consentir. Depois de "algumas semanas", há um lembrete permanente. "Assim que você receber um lembrete permanente, o WhatsApp limitará sua funcionalidade até que você aceite as alterações", disse o WhatsApp. Por exemplo, os usuários não poderão mais acessar sua lista de bate-papo, mas ainda poderão aceitar chamadas de voz e vídeo. Leia mais sobre as mudanças aqui.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo