Witzel visita novo Centro de Comando de Controle da Polícia Militar

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 5 de março de 2020 as 13:43, por: CdB

A nova unidade da CETIC também dá suporte ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que opera em conjunto com outras instituições estaduais e municipais.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

O governador Wilson Witzel visitou, na quarta-feira, o novo Centro de Comando de Controle do Quartel General da Polícia Militar, inaugurado em fevereiro. O núcleo, que recebeu investimentos de R$ 70 mil, monitora em tempo real, 24 horas por dia, vias da Região Metropolitana.

O governador Wilson Witzel visitou, o novo Centro de Comando de Controle do Quartel General da Polícia Militar
O governador Wilson Witzel visitou, o novo Centro de Comando de Controle do Quartel General da Polícia Militar

Aproximadamente 450 câmeras de monitoramento captam imagens que são checadas por quatro operadores. A sala de monitoramento, montada pela Coordenadoria Especializada de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC), também recebe imagens captadas por aeronaves do Grupamento Aeromóvel em qualquer área do território estadual.

– Nós estamos dotando a Polícia Militar de alta tecnologia para melhorar a capacidade de policiamento. O secretário da Polícia Militar, coronel Figueredo, me disse que são 450 câmeras, mas que podem chegar a até cinco mil. Até o fim do ano estas câmeras contarão com reconhecimento facial, de placas e com inteligência artificial, ou seja, se a câmera captar, por exemplo, um movimento de roubo, as imagens se abrirão automaticamente nos monitores. É o Governo do Estado do Rio de Janeiro juntamente com a Polícia Militar trabalhando pela segurança da população – disse o governador.

Durante a visita, o governador conversou do Centro de Comando com um policial militar que circulava pela cidade numa viatura oficial, dotada de câmeras e modernos equipamentos de comunicação, e também com um PM que está em São Paulo fazendo um curso especializado para operar os novos sistemas.

De acordo com o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda, a PM também deve adquirir cerca de 40 mil celulares dotados de aplicativos que permitirão conectar os policiais militares presentes nas ruas ao Centro de Comando de Controle (CCC).

– Aliar tecnologia à segurança pública é e será um grande ganho para a sociedade – ressaltou Figueredo.

Imagens e de informações

O emprego de imagens e de informações que passam a circular no CCC será de grande valia para a Corporação, tanto na rotina do policiamento preventivo e ostensivo, como também em grandes eventos ou gestão de uma crise.

Em operações policiais com a obtenção de imagens em tempo real, por exemplo, operadores e gestores estarão em plenas condições de auxiliar as equipes no terreno. Com a obtenção de dados concretos e precisos proporcionados pela tecnologia, as possibilidades de sucesso da missão serão maiores.

Além de agilizar a atividade-fim com imagens em tempo real, o CCC abrigará e disponibilizará também informações para beneficiar outras áreas da Corporação, como pessoal, controle de armamentos e equipamentos, entre outras.

A nova unidade da CETIC também dá suporte ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que opera em conjunto com outras instituições estaduais e municipais.