Rio de Janeiro, 21 de Fevereiro de 2026

CEPAL E UNICEF LANÇAM GUIA PARA ESTIMAR POBREZA INFANTIL NA AL

Sexta, 10 de Fevereiro de 2012 às 10:02, por: CdB

SANTIAGO DO CHILE, 10 FEV (ANSA) - A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e o Escritório Regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançaram o "Guia para estimar a pobreza infantil" que pretende promover cálculos periódicos sobre o tema na região.
   
A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, declarou que "contar com medições confiáveis e regulares da pobreza infantil é indispensável para desenhar e implementar políticas públicas destinadas a sua superação".
   
A ferramenta multimídia, disponível de forma gratuita no site do organismo, explica detalhadamente a adaptação que foi feita sobre a metodologia desenvolvida em 2003 pela Unicef juntamente à Universidade de Bristol e à London School of Economics (LSE) para a medição da pobreza.
   
A Cepal e a Unicef consideraram necessário adaptar a metodologia, conhecida como "Indicadores de Bristol", para estimar a pobreza infantil de forma direta, multidimensional e com enfoque nos direitos humanos nos países da América Latina e do Caribe.
   
Dados divulgados pelas duas organizações em 2010 apontam que cerca de 45% da população com menos de 18 anos, quase 81 milhões de crianças e adolescentes, na América Latina vive atualmente em situação de pobreza. (ANSA)

Tags:
Edições digital e impressa